A concepção de gêmeos é hereditária? Descubra!

A concepção de gêmeos é hereditária? Descubra!

.. comentário


Seja verdade ou brincadeira, sempre surge a inevitável pergunta “é hereditário?” Se houver casos de gêmeos na família, esta pergunta pode ser muito recorrente, mas a concepção de gêmeos é hereditária? Descubra! Aqui temos todas as respostas a essas perguntas.

A probabilidade de conceber gêmeos

No caso de uma concepção gemelar, pode-se dar dois tipos: fraternos ou idênticos. Quando dois óvulos diferentes são fertilizados se concebem os gêmeos fraternos, estes gêmeos não compartilham o saco amniótico nem a placenta por isso não se parecem muito.

Em contraste, os gêmeos idênticos provêm do mesmo óvulo e espermatozoide, se desenvolvem em um único óvulo que depois se divide. Os gêmeos idênticos compartilham aparência física entre si porque são geneticamente iguais.

Se em uma família há uma história de gêmeos fraternos, a probabilidade de conceber esse tipo de gêmeos é de 14%. As chances de ter fraternos são muito maiores que a de ter idênticos.

Tudo está nos genes

Conceber gêmeos depende principalmente de duas situações: os níveis de uns hormônios específicos no corpo da mulher e a forma com que os ovários reagem à presença desse hormônio. De acordo com a pesquisa, as mulheres que tem em sua família um histórico de gêmeos podem ter até 2,5 vezes mais probabilidade de ter gêmeos (especialmente se são fraternais).

Então, se você ainda tem dúvidas, está mais do que claro que a genética desempenha um papel significativo nas probabilidades de ter gêmeos. O gene que torna essa herança possível pode ser transmitido aos netos, mesmo que seus filhos não conceberam gêmeos.

Mas a concepção de gêmeos não é apenas por herança, as possibilidades de concebê-los através de uma fertilização artificial é muito alta, na verdade têm 1 em cada 4 chances de ter gêmeos.

Conceber gêmeos fraternos é mais comum do que você pode imaginar e é algo que acontece por herança. Ter gêmeos idênticos resulta mais difícil, embora haja uma pequena chance de que isso aconteça. Mas, além dos genes, há algo que nos torna únicos e irrepetíveis: como interpretamos o que sentimos e tudo o que nos rodeia.


  • consepçao de gemeos
  • história da concepção de gemeos