Dor nas mamas pode ser sinal de cancer?

Dor nas mamas pode ser sinal de cancer?

.. comentário cancer de mama, dor nas mamas


Como se a irritação e o desconforto do nosso período não bastasse, muitas vezes temos que lidar com a dor nas mamas mesmo quando a menstruação já acabou. Mas, afinal de contas dor nas mamas é para se preocupar? Dor nas mamas pode ser sinal de câncer? Descubra a seguir.

Dor nas mamas

A que se deve a dor nas mamas?

Alguma vez você já se perguntou se esse tipo de dor deve ser motivo de preocupação? Bem, não. O que você sofre mês a mês (infelizmente) é muito normal. É devido a flutuações hormonais do seu ciclo menstrual. Portanto, se esta dor acontece muito, isto é, uma ou duas vezes por mês, está dentro do normal e não é alarmante.

Se você quiser aliviar a dor pode usar sutiãs especiais com melhor suporte, ou tentar tomar algum anti-inflamatório.

Dor nas mamas pode ser sinal de cancer?

Outras razões…

Por outro lado, se a dor não é cíclica, é aconselhável que consulte o seu ginecologista. Mas, cuidado! Há muitas outras razões pelas quais você pode sofrer esta dor que não é grave, como: excessivo consumo de cafeína ou cigarro, ou a liberação de um hormônio de forma inesperada.

Por sua vez, se você tem seios grandes, é possível que seja devido ao alongamento dos ligamentos dos seios, especialmente se você costuma sair pra correr.

Dor nas mamas pode ser sinal de cancer?

Outra possibilidade é uma infecção chamada mastite, a qual infecta o tecido mamário, causando dor, inchaço e um tom avermelhado na pele. Esta condição é mais comum em mulheres que estão amamentando, mas existe a possibilidade de que aconteça mesmo sem a amamentação.

E se você é sexualmente ativa, não deve descartar que pode ser um sinal de gravidez: uma aguda sensibilidade mamária geralmente ocorre nos primeiros meses do mesmo.

Dor nas mamas pode ser sinal de cancer?

Quando devo me preocupar?

Se a dor é muito forte, percebe sinais de infecção, um nódulo ou secreção, não hesite em ir o mais rapidamente possível ao médico, pois há uma chance de que possa ser câncer ou também uma condição chamada hidradenite, que não é perigosa, mas pode ser desagradável e dar-lhe um bom susto.

De qualquer forma, até que você consulte um especialista não se alarme nem entre em pânico, basta ter em mente a importância da prevenção e como é vantajoso detectar o câncer cedo antes que ele comece a se desenvolver.


  • mamas