História da maquiagem

História da maquiagem

.. comentário história da maquiagem


Hoje em dia, a maquiagem é algo perfeitamente comum. Mas, como tudo na história da humanidade, não é mais que um hábito adquirido depois de um tempo, por determinadas razões. Hoje queremos contar a história da maquiagem, nossa grande aliada na hora da beleza. Quer conhecê-la?

A maquiagem na antiguidade

Os primeiros a utilizar a maquiagem foram os egípcios, já que muitas tumbas dos mesmos contêm produtos cosméticos: Cleópatra usava um lápis labial vermelho que era feito com o carmim dos besouros.

O uso mais notável era o kohl, uma mistura de metais, chumbo, cobre, cinzas e amêndoas queimadas para delinear os olhos. Este delineado era feito para curar o mau-olhado e afastar os espíritos malignos, assim como também para proteger a vista dos elementos climáticos do deserto o sol e a areia. Os gregos e romanos pintavam seus rostos com pó feitos de minerais e pedras britadas.

No entanto, com o passar do tempo à maquiagem caiu em desuso e desde a Idade Média até o final do século XIX deixou de ser utilizada. Somente as prostitutas e as mulheres de classe baixa se atreviam a usar cor em suas faces, enquanto que as de classes altas se orgulhavam de sua palidez.

Foi apenas no início do século XX, que a maquiagem começou a se tornar comum.

História da maquiagem

A maquiagem do século XX

No final de 1800, tornou-se comum a fotografia e o uso da maquiagem se tornou algo habitual para esta época. Os espelhos se tornaram mais acessíveis e cada vez mais pessoas compravam um para suas casas. Enquanto estes dois pontos eram importantes, a chave para o uso habitual da maquiagem foram os filmes.

Os atores de teatro usavam maquiagens muito mais pesadas que lhes permitissem ser visíveis até para a pessoa da última fila. Em 1914 a empresa Max Factor criou a primeira maquiagem especificamente para personagens de filmes, uma espécie de graxa cosmética em forma de creme com 12 tipos de graduações de cores.

Max Factor logo criou lápis e batons, que popularizou o termo “maquiagem”. Foi no ano de 1920, quando sacaram seus produtos ao mercado devido à demanda de mulheres que queriam se parecer com suas atrizes favoritas.

Em 1915 também surgiu outra das grandes: Maybelline. A irmã de TJ Williams havia criado o primeiro rímel com vaselina e pó de carvão.

A partir desse momento, a maquiagem passou a ser parte da vida diária das mulheres e hoje em dia é algo comum ser viciada em cosméticos.

História da Maquiagem (RESUMIDO) – By Netto Mendes


  • o rimel na antiguidade chumbo
  • Maquiagem 1800
  • história da maquiagem
  • fotos de maquiagem dos anos de 1800
  • maquiagem que se usava no século 19
  • maquiagem na antiguidade
  • maquiagem antiguidade
  • maquiagem da antiguidade