7 coisas que você não sabia sobre o batom

7 coisas que você não sabia sobre o batom

.. comentário batom


O usamos diariamente para ir ao escritório, para uma ocasião especial ou para uma saída a noite com as amigas. O batom é uma maquiagem que nunca falta na rotina de beleza da mulher e há uma grande variedade de tons para cada ocasião e estilo.

No entanto e apesar de ser um produto de beleza que usamos diariamente, há muitas coisas que você desconhece sobre o batom. Conheça aqui 7 coisas que você não sabia sobre o batom.

1- Foi usado na antiga Mesopotâmia

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Acredite ou não, o batom não é algo da atualidade. Os primeiros batons feitos pelo homem apareceram a mais de cinco mil anos, quando as mulheres começaram a moer pedras preciosas e utilizar o pó para colorir seus lábios.

2- Têm ingredientes curiosos

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Alguns batons podem conter curiosos ingredientes, como óleo de mamona ou escamas de peixe, que ajudam a dar brilho aos lábios. Inclusive na Idade Média se utilizavam gordura de ovelha e raízes vermelhas pisadas.

3- O batom era mal visto

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Na Europa, na Idade Média, usar batom se tornou um estigma associado às prostitutas e mulheres de classe baixa. Este equívoco sobre o batom durou muitos séculos. Inclusive na década de 1700, o Parlamento britânico declarou que os homens poderiam anular seus casamentos se suspeitassem que as mulheres teria trazido para o casamento o uso do batom e blush, associando assim a maquiagem como uma espécie de bruxaria.

4- Foi parte do movimento feminista

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Em 1912, no desfile do sufrágio, em Nova York, Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman usaram o batom como uma forma de significar a emancipação das mulheres. A partir daí, o batom é um grande símbolo da mulher, não só de sua feminilidade, mas também de seu poder.

5- Grande momento de inovação

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Em 1915, Maurice Levy foi o criador do tubo de batom moderno… Enquanto o tubo rotativo que conhecemos hoje foi lançado em 1923. Foi em 1930, quando a companhia Max Factor lançou o primeiro brilho labial.

6- Quase proibiram em Nova York

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Em 1920, o Conselho de Saúde de Nova York, considerou proibir o batom devido à preocupação de que o produto poderia envenenar um homem que beijasse uma mulher que estivesse usando. Algo não tão absurdo, considerando que alguns batons contêm chumbo.

7- Os homens ficam mais atraídos

7 coisas que você não sabia sobre o batom
Segundo o estudo da Universidade de Manchester, os olhos dos homens se mantem por mais tempo em mulheres que usam batom. De acordo com a pesquisa, os homens gastam uma média de 7,3 segundos olhando uma mulher com batom vermelho, 6,7 segundos mulheres com batom rosa e nada mais que 2,2 segundos para as mulheres sem batom.

O batom é um produto que usamos diariamente em nossa rotina de beleza, mas você sabia desses fatos curiosos sobre ele? Sem dúvida, o batom tem uma história muito interessante.

Tudo sobre batons : Como deixar o batom cremoso matte com um ingrediente de cozinha | E MAIS


  • coisas que vc nao sabia sobre os cabelos
  • coisas que voce nao sabia sobre os homens
  • coisas que voce nao sabia sobre maquiagem
  • coisas que voce nao sabia sobre o baton
  • perguntas de voce sabia sobre maquiagem cabelos e etc
  • Td sobre maquiagem que vc nao sabia
  • 5 coisas de beleza que voce nao sabia
  • 5 coisasv que voce n sabia sobre makiagem