Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia

.. comentário queda de cabelo, quimioterapia queda de cabelo

A queda de cabelo é uma das situações mais perturbadoras que devem ser enfrentadas no tratamento do câncer por meio da quimioterapia e, juntamente com outros efeitos colaterais do tratamento, é sem dúvida a experiência mais traumática no processo de recuperação.

Tendo em conta o impacto psicológico e emocional que o paciente enfrenta, hoje em “SobreBeleza” queremos oferecer algumas dicas e informações que vai ser útil para você aprender a controlar a perda de cabelo durante a quimioterapia.

Por que o cabelo cai durante a quimioterapia?

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia
Por que a quimioterapia induz a alopecia. Chama-se alopecia a perda de cabelo de qualquer tipo e, por esta terapia ocorre como consequência e efeito secundário das diferentes drogas e medicamentos.

Os medicamentos que normalmente geram a queda são a ciclofosfamida, o etoposido, a topotecano e o paclitaxel. Qualquer uma destas drogas trabalha contra a doença, destruindo as células que se dividem rapidamente, uma das características de câncer.

O problema é que esta destruição também entra nas células associadas com os folículos do cabelo, que também são destruídas, causando a perda de cabelo.

Como você é

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia
Apesar de não ser uma das opções mais populares, algumas pessoas optam por mostrar-se assim. Requer um certo grau de segurança e autoconfiança, mas muitas pessoas enfrentam essa situação mostrando sua calvície como ela realmente é.

Perder seu cabelo não vai torná-la uma pessoa menos bela e é por isso que muitas pessoas decidem mostrar sua calvície. É um símbolo de sua recuperação. Por exemplo, nos EUA, um fotógrafo de Michigan oferece sessões gratuitas de fotografia para as pessoas que fazem o tratamento para mostrar sua beleza ao mundo e construir sua confiança.

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia

Apesar de ser um efeito colateral inevitável é sempre melhor, aceitar a nossa aparência e saber que é algo passageiro e a melhor opção é fazer com que a pessoa se sinta melhor consigo mesma.

Usar perucas?

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia
Embora esconder a calvície é o mais comum, resulta muito ambígua usar uma peruca ou outros elementos que cubram e escondam a calvície. É importante saber escolher os elementos certos. Algumas perucas podem ser muito caras e talvez colocá-las te deixe envergonhada, embora existam muitos modelos, muito realistas e muito confortáveis, que podem ser uma boa opção para aqueles que procuram esconder a perda de cabelo devido à quimioterapia.

Pode prevenir a calvície durante a quimioterapia?

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia
Várias investigações continuam a ser levada a cabo com a esperança de prevenir a queda de cabelo durante a quimioterapia este e muitas delas têm apresentado resultados promissores.

Existem alguns centros em que o tratamento de quimioterapia de infusão oferecido pode conseguir prevenir a alopecia, mas ao mesmo tempo pode ser perigoso. É conseguido através do arrefecimento dos folículos pilosos, o que reduz a perda.

Por outro lado, esta técnica pode permitir que algumas células cancerosas se esconda no couro cabeludo, o que não é recomendado. De qualquer forma, você pode expandir a informação com o seu médico.

Acelerar o crescimento do cabelo

Controlar a queda de cabelo durante a quimioterapia
Dada à incapacidade de evitar a perda e considerando o perigoso que pode ser em tentar, há sempre a possibilidade de acelerar o crescimento quando o tratamento termina.

Existem alguns elementos, como o Minoxidil que pode acelerar o crescimento do cabelo, tanto durante como em até 4 meses após o tratamento e que geralmente gera bons resultados. Embora o Minoxidil não exija receita médica, é sempre importante consultar o seu médico.

Porque o cabelo cai durante a quimioterapia?


  • disfarcar a careca depois da quimio
  • taxol cai o cabelo
  • paclitaxel cai o cabelo
  • evitar queda de cabelo quimioterapia
  • taxol semanal cai o cabelo
  • taxol cai cabelo
  • plaxitacel cai cabelo
  • ciclofosfamida cai cabelo