Perguntas e respostas sobre a puberdade

Perguntas e respostas sobre a puberdade

.. comentário puberdade


A puberdade é a etapa da vida onde maiores mudanças acontecem na vida das meninas e meninos. O corpo começa a mudar e passa de infância a uma maturidade física através de alterações sexuais e físicas que o corpo adquire ao longo do tempo. O corpo e a mente dos meninos e meninas experimentam grandes mudanças que podem variar de criança para criança. Tanto as meninas como os meninos passaram por esta etapa para leva-los a adolescência. Este momento geralmente ocorre entre os 10 e os 14 anos com mudanças no comportamento, no desejo sexual, na impulsividade, etc. Os hormônios são os maiores responsáveis por tudo o que acontece no interior emocional na puberdade.

Talvez você tenha um filho em plena puberdade nesse momento e tenha também algumas perguntas e respostas sobre a puberdade. Mas, não se preocupe, porque hoje vamos responder as perguntas mais frequentes dos pais e mães sobre a puberdade, talvez vocês também possam encontrar as respostas que andam procurando.

Perguntas e respostas sobre a puberdade

Por que alguns adolescentes têm mais mudanças que outros tanto físicas como emocionais?

Se você observar duas meninas da mesma idade pode ter uma grande diferença em suas alterações físicas e até mesmo emocionais. Elas podem ter tido a menstruação antes uma da outra e inclusive ter uma maturidade diferente. Essas duas crianças podem ser diferentes e mesmo assim serem vistas como duas crianças da mesma idade, podem ter um desenvolvimento totalmente diferente, pode ser desenvolvimento físico ou emocional.

Isso ocorre porque os fatores genéticos desempenham um papel muito importante, assim como a etnia ou a regionalidade. Dependendo da genética e da etnia dos meninos ou meninas da mesma idade pode ter um desenvolvimento totalmente diferente.

É verdade que na puberdade os adolescentes suam mais e cheiram pior?

É verdade que os adolescentes têm um suor mais frequente e inclusive mais forte. Isto ocorre porque os hormônios que amadurecem fará uma mudança também às características do suor.

Todos os adolescentes têm espinhas?

Os hormônios são os culpados pelas espinhas de nossos filhos na puberdade. São responsáveis pelas espinhas comuns em adolescentes, embora não aconteça com todos e dependerá da sensibilidade da criança a hormônios e do tipo de pele que tenha.

Perguntas e respostas sobre a puberdade

Para evitar que tenham espinhas terão que lavar o rosto corretamente e evitar o uso de cremes oleosos, que deixa a pele mais propensa a espinhas. Além disso, é muito importante que não toque nas espinhas, nem as esprema, porque isso pode causar manchas e até mesmo cicatrizes.

Como falar com os filhos sobre sexo?

É certo que falar com os filhos sobre sexo pode ser desconfortável, mas é muito importante fazer isso da forma mais natural possível. Seus filhos devem saber que é um sujeito como qualquer outro e que eles podem confiar em você para perguntar o que quiserem.

Eles têm desejo sexual nessa idade?

O desejo sexual é apresentado pela primeira vez nestas idades e como pais vocês têm que estar cientes dessas mudanças, a fim de estabelecer um canal aberto para o diálogo. Vocês terão que estar informados para poder resolver suas possíveis dúvidas antes de falar com os seus filhos. A tranquilidade e a segurança que você transmitir para seu filho antes que ele tenha seu desejo sexual é muito importante para que ele possa aprender a ter uma vida sexual saudável em sua idade adulta.

Terá que explicar o que é praticar sexo seguro, as consequências de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e como evitar uma gravidez indesejada. Quanto mais informações você der a filhos, menos problemas você terá.

Tenha sempre uma cabeça aberta para conversar com seus filhos. Pois quanto mais amigos vocês forem deles, melhor.

Puberdade em 1 minuto


  • perguntas sobre puberdade
  • perguntas e respostas sobre puberdade
  • puberdade perguntas e respostas
  • perguntas sobre a puberdade
  • perguntas e respostas sobre a puberdade
  • quais as duvidas mais comuns sobre puberdade
  • perguntas sobre puberdade e adolescencia
  • perguntas sobre adolescencia e puberdade