Combata a dermatite atópica infantil com remédios naturais

Combata a dermatite atópica infantil com remédios naturais

.. comentário


A hipersensibilidade na pele das crianças pode produzir eczema em sua pele (juntamente com todas as conseqüências que isto implica: coceira, vermelhidão, etc). No verão esse problema pode ser ainda pior devido ao calor, por isso hoje daremos uma série de soluções e remédios naturais para combatê-la.

A dermatite atópica é uma condição da pele que se caracteriza principalmente pela aparição de erupções escamosas. Estas geralmente são marcas de cor rosada que vem quase sempre acompanhadas por uma coceira e um comichão bastante irritante (se já irrita os adultos, imagine as crianças). Esta dermatite atópica ou eczema é causada por uma hipersensibilidade da pele, ou seja, uma alergia que inflama a área ou a área afetada.

As crianças mais afetadas são os bebês, que devido às suas baixas defesas e ao primeiro contato com novos produtos para eles, como fraldas ou loções por exemplo pode irritar a pele e causar este tipo de erupções. Do mesmo modo, podemos falar sobre o ambiente em que o bebê está cercado. Os elevados índices de contaminação podem gerar problemas cutâneos.

Em seguida, vamos detalhar uma série de remédios naturais para tratar a dermatite infantil. São soluções bastante fáceis de fazer e estão a alcance de todos. Portanto, combata a dermatite atópica infantil com remédios naturais.

Remédios naturais para a dermatite atópica infantil


Limpar a área afetada: Devemos limpar diariamente a área ou as áreas afetadas, especialmente no verão que suam mais. Se a dermatite é grave, deve limpar a pele com um pano de algodão embebido em água mineral ou camomila. Em seguida, aplique uma loção calmante 100% natural e para peles atópicas que reduzirá significativamente as coceiras.
Use óleos vegetais: Do que carecem essas alergias é de hidratação, por isso você tem que fazer o impossível para manter essas áreas afetadas sempre hidratadas. Para isso, uma boa maneira de reter a umidade e a hidratação da pele é aplicando algum óleo vegetal natural. O melhor neste caso é o óleo de rícino, de rosas ou de amêndoas.
Evite o contato com a água da torneira: A água da torneira contém muito cloro e resseca bastante a pele, aumentando assim a coceira das áreas afetadas. É por isso que recomendamos o uso da água mineral, se for para banhar o bebê, já que sua composição mineral é muito mais leve.
Mantenha um ambiente limpo: Mantenha seu filho fora de ambientes poluídos ou cheios de fumaça de tabaco. A poluição do ar é extremamente prejudicial para a pele, especialmente para as crianças.
Use sabonetes hipoalergênicos: Para isso, o melhor é ir à farmácia ou a parafarmacia de sua confiança para que te indiquem os sabonetes, géis, e shampoos com pH neutro. Desta forma, evitará irritar a pele com componentes químicos.
Use roupas de algodão: A melhor roupa que você pode colocar em seu filho nestes casos é aquela feita com algodão natural. É um tecido transpirável que permite respirar a pele, especialmente no verão.
Evite o estresse na criança: Ambientes relaxados, sem pressa e longe do estresse diário serão aqueles que mais favorecem as crianças com dermatite.
Cuide da alimentação: Se a criança tem dermatite e já pode comer de tudo, a melhor coisa que você pode fazer para o seu bem-estar e saúde é eliminar certos alimentos: açúcar branco, salsichas, frituras, amendoins… Por outro lado, dê alimentos que favorecem o sistema imunológico, como cenouras, cítricos ou verduras frescas em geral.
Não deixe a criança perceber a sua preocupação: O excesso de preocupação com a proteção pode te levar a aplicar medidas drásticas, por isso é melhor confiar no processo natural que o corpo tem para recuperar de quase qualquer condição. O sistema de defesa das crianças ainda está sendo fortalecido e precisa de tempo para completar.

Como detectar os sintomas da dermatite atópica ou eczema

– A secura da pele é um dos primeiros sintomas que veremos nesta dermatite atópica. Portanto, é importante que a pele esteja sempre hidratada.
– Podem aparecer bolhas.
– A pele ao redor das bolhas pode tornar-se vermelha e/ou inflamada, causando comichão.
– Existe uma forte coceira e descamação da pele.

Se você começar a notar esses sintomas em seu filho, não hesite em levá-lo primeiro ao pediatra para saber exatamente o que é dermatite e quais os tipos de dermatite existem.