Remédios naturais para mãos ressecadas ou rachadas

Remédios naturais para mãos ressecadas ou rachadas

.. comentário


As mãos ressecadas ou rachadas não são uma doença, sim um sintoma, por isso é preciso descobrir as causas e tratá-las, se possível com remédios naturais, que são sempre uma ótima opção por não haver nenhuma contra indicação. Confira nesse post remédios naturais para mãos ressecadas ou rachadas.

As mãos ressecadas ou rachadas são uma provação para quem as sofre, já que as utilizamos a todo momento: para comer, cozinhar, escrever, pegar coisas, apertar a mão de alguém, etc. Ter as mãos ressecadas ou rachadas pode ser um evento único e com os remédios naturais que vamos recomendar já será mais do que suficiente para resolver o problema ou pode ser algo crônico.

Quando se trata de um fato crônico devemos consultar com o nosso médico dermatologista para ver a possível causa: uma alergia (produtos de limpeza, produtos químicos relacionados ao nosso trabalho, etc.), uma dermatite ou eczema ou falta de nutrientes. Entre os remédios naturais, devemos sempre ter em mente os ácidos graxos, se observarmos que além das mãos ressecadas ou rachadas temos uma tendência geral a pele seca.

Ácidos graxos essenciais para mãos ressecadas ou rachadas

Em sua alimentação diária tente fornecer os ácidos graxos (especialmente o Ômega 3) através do gergelim, sementes de girassol ou de abóbora, peixe azul, (sementes de linhaça para os vegetarianos) etc. As pessoas que querem ir um pouco mais rápido ou cujo problema das mãos ressecadas ou rachadas é muito grave, podem tomar algum dos seguintes óleos: óleo de onagra, de prímula, de borragem, germe de trigo, linho ou linhaça, cânhamo, girassol…

A coisa mais importante é que sejam óleos prensados a frio. Uma colher de chá de sobremesa antes do almoço e do jantar já será suficiente. Qualquer um dos óleos mencionados acima tende a funcionar sempre que não são refinados. Nunca é demais também pedir ajuda ao nosso médico ou nutricionista. Estes óleos são normalmente vendidos em lojas de alimentos saudáveis.

Remédios naturais para mãos ressecadas ou rachadas

Óleo de calêndula ou de Hypericum (erva de São João): qualquer um destes dois óleos aplicados diretamente nas mãos (manhã e noite) geralmente funciona muito bem. Algumas gotas é o suficiente e depois de alguns minutos as mãos já estarão sedosas e não oleosas.
Creme de calêndula: na maioria das farmácias vendem cremes de calêndula. Aplique duas vezes por dia e já obterá bons resultados.
A polpa do aloe vera: Aplique a polpa do aloe vera de manhã e à noite.
Manteiga de karité: do fruto desta árvore Africana é obtido um hidratante. Observamos que com muito pouco já é o suficiente.
Óleo de rosas e limão: em 1 copo de vidro com azeite de oliva deixaremos por (durante no mínimo 2 semanas) um punhado de pétalas de rosas (20 g.) e a pele ou casca de um limão. Após essas 2 semanas, já podemos aplicar a mistura duas vezes por dia sobre as mãos ressecadas ou rachadas.
Creme de batata e leite: adicione a uma batata cozida e amassada (uma vez que já estiver fria) duas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de leite de vaca. Misture bem até obter uma consistência cremosa e aplique em suas mãos. Deixe agir no mínimo 15 minutos e remova com água quente.

Homeopatia para mãos ressecadas ou rachadas

– Em caso de algum problema crônico Petroleum 6 CH.
– Em caso de fissuras com uma crosta amarela Graphites 6 CH.

Dicas para mãos ressecadas ou rachadas

Aplique antes de ir dormir qualquer um dos óleos ou cremes que recomendamos acima e coloque uma luva de algodão (nunca lã ou fibra). Você pode testar primeiro em uma única mão para ver a diferença de uma para a outra.


  • mao ressecada com o frio
  • rachadas