Maneiras de falar com seu filho sobre o álcool

Maneiras de falar com seu filho sobre o álcool

.. comentário


Os pais são a influência mais importante sobre as crianças. Se um pai ou uma mãe bebe álcool regularmente é provável que os filhos no futuro, façam o mesmo. É fundamental ser um bom exemplo para os filhos, mas também é necessário falar sobre o álcool com as crianças o quanto mais cedo melhor.

As crianças cujos pais ensinam os riscos do consumo de drogas e álcool, terá a metade da probabilidade de utilizá-los. Não espere até que seus filhos sejam adolescentes para ter essa conversa. Este é um tema importante e, logo que seu filho tenha idade suficiente para entender ou para estar tentado, é necessário que fale com ele sobre este assunto. Aprenda aqui maneiras de falar com seu filho sobre o álcool.

Maneiras de falar com seu filho sobre o álcool

Comece cedo

Quando algo acontece relacionado com o álcool ou as drogas, é uma boa oportunidade de conversar com seu filho sobre o que acontece quando as pessoas tomam drogas ou álcool. Mesmo que seu filho tenha sete anos você pode dizer que o álcool não é para os adolescentes, uma vez que nem seus corpos, nem seus cérebros estão preparados para lidar com tais situações, além de que é ilegal beber álcool sendo menor de idade.

Responda às suas perguntas

É muito importante que, se o seu filho te fizer perguntas sobre o consumo de álcool, você responda com naturalidade e também com honestidade. Por exemplo, se o seu filho te perguntar por que os adultos estão autorizados a beber mesmo sendo negativo para eles… você deve concordar. Ninguém deve beber e dirigir, adultos que não sabem lidar com o álcool não deveriam beber, porque é ruim para eles e para as pessoas ao seu redor.
maneiras-de-falar-com-seu-filho-sobre-o-alcool1
Mas você também deve explicar que existem adultos responsáveis ​​e que não há problema em tomar um copo de vinho em um jantar especial. Os cérebros dos adultos estão preparados para o álcool e bebendo com responsabilidade não é errado. E é por isso que os adolescentes devem esperar até a vida adulta para consumir álcool e sempre com grande responsabilidade.

Estabeleça expectativas claras

Se o seu filho tem sete anos você deve dizer que o álcool é apenas para adultos. Quando ele tiver cerca de 11 anos deverá deixar claro que é o seu dever ajudá-lo a permanecer seguro e saudável e que há crianças ao seu redor que bebe, mas isso não significa que ele tenha que beber também. Sempre tire todas as dúvidas e curiosidades dele e o deixe livre para perguntar o que quiser e ciente de que só poderá provar quando for adulto.

Quando seu filho se torna um adolescente, você também deve lembrá-lo o mesmo e enfatizar que o consumo de álcool em adolescentes é ilegal e também pode ser perigoso. Não beber álcool enquanto ele for menor de idade é o melhor que ele pode fazer no presente e para o futuro.

Crie seus filhos para que eles saibam dizer NÃO!
maneiras-de-falar-com-seu-filho-sobre-o-alcool2
Quando as crianças são educadas para obedecer sem pensar, é provável que não saibam como ser aceito pelos outros e só agem de acordo com os outros. Quando a criança aprende a dizer que não gosta de algo e decide que é melhor para ela, poderá encontrar melhores soluções para as situações que lhe incomodam. Assim, poderá criar a sua própria bússola moral. Quando você desejar que o seu filho obedeça sem que seus pensamentos sejam importantes, lembre-se que o que é crucial é que saiba que seus desejos são sim importantes.

Você deve manter uma comunicação aberta com o seu filho, trabalhar a educação emocional constantemente, apoiá-lo e estar ao seu lado caso ele prove o álcool… mas acima de tudo, ser um bom modelo de conduta ciente e saudável.