A identidade é formada com a interação social

A identidade é formada com a interação social

.. comentário


A interação social nos ajuda a formar a nossa identidade. Como adultos, a maioria de nós nos perguntamos de vez em quando como nos tornamos o que somos, por que pensamos, sentimos e reagimos como fazemos? Uma das áreas de desenvolvimento das pessoas é a identidade. Como pai ou mãe, você deve aprender que o desenvolvimento do sentido de identidade é essencial para o desenvolvimento de seus filhos.

A identidade em crianças as ajuda a compreender quem são e onde pertencem dentro deste mundo tão grande ao qual todos nós fazemos parte.

A nossa identidade é uma parte integral de nós e do que somos. Muitas vezes custamos em entender o quão complexo pode ser esse processo de formação de identidade. Certamente isso não acontece do dia para a noite, de fato, nossas identidades continuam evoluindo e desenvolvendo à medida que avançamos na vida. Leia mais sobre a identidade é formada com a interação social.

A identidade é formada com a interação social

Ter e formar uma identidade

Ter uma identidade significa que entendemos que somos sempre a mesma pessoa, que entendemos que somos diferentes dos outros e que sentimos que pertencemos a certos grupos de pessoas. As interações sociais de uma criança vai ajudá-la a entender como ela vê a si mesma e também como vê os demais.
identidade-e-formada-com-interacao-social1
A fim de ajudar nossos filhos a desenvolver um forte senso de identidade, devemos estar cientes de como eles interagem com os outros. Que papel tem em casa ou nas funções que desempenha a cada dia? Como é quando está com a família, os amigos, os colegas de classe ou os cuidadores?

A importância das primeiras relações da criança

As primeiras relações de uma criança são geralmente com os seus pais, mas à medida em que as crianças crescem a relação pai-filho começa de forma natural a mudar. É normal que os pais e crianças tenham, ocasionalmente, conflitos. As crianças passam de bebês doces e frágeis para desenvolver suas próprias habilidades, tentando agir de forma independente e começando a desenvolver suas próprias preferências.

Nossas identidades como pais também mudam

Ter e criar os filhos também impacta significativamente em nossas próprias identidades. Passamos de parceiros a pais, até mesmo nossas identidades como pais mudam continuamente à medida em que nossos filhos mudam e passam de bebês a crianças pequenas, crianças, adolescentes e finalmente pai de adultos e pais dos próprios pais.

As interações com os amigos

Em suas interações com os amigos, as crianças aprendem como iniciar e manter relacionamentos, a forma de negociação e compromisso, como resolver conflitos e como entender e aceitar aqueles que são diferentes deles. As amizades também fornecem outra fonte de segurança e apoio, completando a segurança e apoio que recebem de seus pais.
identidade-e-formada-com-interacao-social2
As crianças pequenas são muito sensíveis e são observadoras de outras pessoas, estão fazendo continuamente conexões entre a forma em que veem como os demais se comportam, seus sentimentos e estados mentais. Ao mesmo tempo, estas observações ajudam as crianças a compreender os seus próprios sentimentos e estados mentais, deste modo, ajudam a contribuir a seu sentido de identidade. Muitas vezes, cometemos o erro de pensar que a identidade de uma pessoa é uma característica individual, mas a formação da identidade só pode ocorrer em um contexto social. É através de estar perto de outras pessoas que começamos a entender a nós mesmos.

Visto desta perspectiva, não só é interessante olhar para trás e se perguntar como somos o que somos, mas também olhar para a frente e perguntar quem estamos nos tornando. E da mesma forma, quem está se tornando o seu filho.

INDIVÍDUO E SOCIEDADE: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO