Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê

Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê

.. comentário


Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê, Isso é confirmado por um estudo realizado no Hospital Sant Mary em Manchester, que garante que a posição adotada pela mulher grávida ao dormir durante os últimos meses de gestação é importante para evitar mortes prematuras dos bebês.

A posição em que a mãe dorme durante os últimos meses de gravidez é mais importante do que parece, uma vez que, de acordo com o estudo do Hospital Sant Mary em Manchester (Reino Unido), você deve evitar dormir de barriga para cima durante a última fase da gestação para prevenir o risco de morte prematura do bebê.

Dormir de lado na gravidez previne morte prematura do bebê

Os pesquisadores do Hospital Sant Mary realizaram o estudo, publicado no British Journal of Obstetrics and Gynecology, com mais de 1.000 mulheres que estavam na fase final da gravidez e descobriram que aquelas que dormiam de barriga para cima duplicaram o risco de mortes prematuras dos bebês. Das mulheres que participaram do estudo, 291 tiveram a má experiência de perder seu bebê e 735 tiveram uma gravidez sem problemas.

Embora os pesquisadores não tenham sido capazes de dizer com certeza porque dormir de barriga para cima aumenta o risco de morte prematura, eles conseguiram confirmar que, quando uma mulher grávida está deitada de barriga para cima, o peso combinado do bebê e o útero exerce pressão nos vasos sanguíneos e isso pode levar a restringir o fluxo de sangue e do oxigênio que chega ao feto.

Campanha “Dormir do lado”

Antes da revelação dos dados do estudo, uma campanha de conscientização foi lançada no Reino Unido com o objetivo de que as mulheres grávidas saibam o quão importante é cuidar da sua posição ao dormir durante a última fase da gestação. A campanha é apresentada sob o slogan “Dormir de lado” e é acompanhada por um vídeo que mostra como a futura mãe deve se acomodar na hora de dormir. Para alcançar a posição adequada, oferecem alguns conselhos à grávida, como colocar travesseiros atrás das costas ou revisar a posição em caso de acordar no meio da noite.

O estudo elaborado no Hospitale Sant Mary em Manchester é o mais importante publicado neste aspecto até à data e ressalta que levando a sério essas dicas pode salvar até 100 mil bebês por ano em todo o mundo. Aproximadamente uma em cada 225 grávidas no Reino Unido acabou perdendo seu bebê prematuramente.

E você, que posição adota ou adotou nos últimos meses da sua gravidez? Achou difícil encontrar uma posição confortável? Compartilhe sua opinião com outras mamães nos comentários.