Dislexia infantil: Aprenda como tratá-la!

Dislexia infantil: Aprenda como tratá-la!

.. comentário


O que é dislexia? A dislexia é um distúrbio que ocorre de forma habitual em crianças e que consiste em alguma deficiência na leitura, na escrita e na aprendizagem. As crianças com dislexia têm problemas na hora de ler frases curtas e geralmente mudam as palavras o que provoca uma modificação no significado das mesmas. Hoje em dia a dislexia infantil pode ser tratada sem problemas e a criança geralmente se recupera quase que completamente. Dislexia infantil: Aprenda como tratá-la!

Se o distúrbio não for tratado precocemente, a recuperação geralmente custa muito mais, por isso é essencial colocar a criança nas mãos de um especialista para ajudar a combater a dislexia o quanto antes.

Uma vez que a criança foi diagnosticada com dislexia, é essencial levá-la a um terapeuta para tratar o transtorno de leitura e de aprendizagem. Esse tratamento geralmente dura cerca de um ano, embora, dependendo da gravidade pode prolongar-se por mais tempo. Mas o tratamento não depende só do terapeuta, os pais também têm um papel muito importante na recuperação da criança. A dislexia infantil pode ser agravada se deixada sem tratamento, por isso é essencial ir a um especialista sobre o assunto no momento em que a criança começa a mostrar uma série de sintomas da dislexia. Hoje daremos algumas dicas para ajudar a tratar um problema tão sério como é a dislexia infantil.

Planejamento diário de leitura

Se o seu filho tem dislexia é importante dedicar alguns minutos do dia a leitura. Assim, o pequeno vai ler como um hábito autêntico, o que o ajudará a melhorar e ser capaz de compreender um grande número de letras e palavras. Um bom planejamento diário de leitura permitirá tratar a dislexia do pequeno, o que vai melhorar com o tempo.

Trabalhar com palavras difíceis

Na hora de tratar um problema como a dislexia, é aconselhável a elaboração de uma lista semanal com uma série de palavras difíceis para o pequeno. A partir daí, tem que trabalhar com elas para que a criança se familiarize com as mesmas e saiba o que significam. Graças a esta atividade, a criança irá melhorar de forma notável no campo da leitura.

Ler em voz alta

Se trata de uma das atividades mais eficazes na hora de tratar um tema como a dislexia. Em primeiro lugar você deve escolher um texto que agrade a criança e a partir daí deve ler o mesmo em voz alta para o pequeno interagir. É importante que o seu filho continue a ler com a vista e leia alguma frase do texto. Com esta atividade a criança vai se familiarizando com um grande número de palavras, além de ficar solto na hora de ler.

Buscar significados de palavras

Antes de começar a ler o texto em voz alta é importante deixar que a criança observe o fragmento em questão e aponte as palavras que não entende. Com a ajuda de um dicionário busque o significado dessas palavras para que a criança se familiarize com as mesmas e resulte muito mais fácil na hora de ler tal texto em voz alta.

Esperamos que nossas dicas ajude o seu filho a superar um distúrbio de leitura e de aprendizagem como é a dislexia. Com um bom tratamento seu filho vai melhorar ao longo dos anos.