Dicas de como tratar uma unha negra

Dicas de como tratar uma unha negra

.. comentário

Você tem uma unha negra? Uma unha com contusões que poderá ficar preta como consequência do golpe recebido? Certamente em algum momento da sua vida você vai bater alguma parte do seu corpo e isso vai doer, mas o pior mesmo é a aparência, porque fica escura. Se o que você tem é uma unha preta, continue lendo esse post, pois vamos te ensinar como curá-la com vários remédios naturais.

Estas unhas roxas são bastante comuns em pessoas que sofreram um golpe nas unhas e o pior é que pode danificar a raiz e alternar o crescimento, o que pode ocasionar hemorragia interna e deixar a unha com uma aparência bastante desagradável.

No entanto, você não deve se preocupar, porque sua unha não tem que ficar assim para o resto da vida, pois na medida em que sua unha vai crescendo essa cor preta ou roxa pode ir desaparecendo. Mas se o golpe foi muito forte e danificou a raiz da unha a mesma pode se desprender. Neste caso, crescerá uma unha de novo.

O que é um hematoma subungueal?

Nas unhas roxas ou pretas por causa de um golpe ocorre um sangramento debaixo da unha (das mãos ou dos pés) e é chamado hematoma subungueal. Geralmente é causado por um esmagamento e causa dor intensa e pulsante já que o sangue se acumula debaixo da unha.

Se não houver ossos quebrados ou danos mais sérios, o fato de ter um hematoma desse tipo raramente deve ser motivo de preocupação.
Dicas de como tratar uma unha negra

Causas de uma unha roxa ou hematoma subungueal

Muitas vezes, um hematoma subungueal é uma consequência imediata de uma lesão no dedo onde a ponta do dedo foi envolvida. Por exemplo, pode ser depois de ter golpeado o dedo com uma porta, com um objeto pesado ou com um martelo.

Em alguns casos, a lesão debaixo da unha ocasionará a área escura de cor preta ou roxa, mas você não tem que se preocupar, embora sempre seja uma boa ideia consultar um médico para que ele revise e veja se a raiz da unha não foi danificada.

Sintomas de uma unha roxa

O sintoma mais comum quando se tem uma unha golpeada é uma dor intensa e latejante, que é gerada pela pressão do sangue que se recolhe entre a unha e o dedo. Também pode aparecer uma descoloração de cor escura que não seja preta, como vermelha, marrom ou roxa (pode ser em uma parte da unha ou em sua totalidade).

Uma unha com um golpe deve ser diagnosticada?

Se você tem um hematoma subungueal e foi causado por um severo golpe tanto em uma unha da mão como do pé terá que ir ao seu médico o mais rápido possível para que ele possa avaliar os danos que causou no dedo e na unha. É necessário saber se você quebrou ossos ou danificou gravemente sua unha ou os tecidos do dedo.

O médico examinará seu dedo e sua unha roxa e talvez será necessário fazer alguma radiografia para confirmar ou descartar alguma fratura em seu osso ou outro tipo de lesão.

Remédios naturais para unhas golpeadas

Na continuação, vamos disponibilizar um tratamento para que sua unha negra se cure rapidamente e de forma saudável, não perca!

– Depois de ter ferido a unha, você terá que introduzir o dedo batido em uma infusão de camomila. Esta infusão deve estar quente. A camomila é um sedativo e um tranqüilizante natural que ajudará a reduzir o inchaço e a dor do golpe.
– Tente mover o dedo dentro do recipiente de camomila e fora dele. Se não conseguir mexer ou dobrar o dedo, pode ter sofrido alguma fratura e deve procurar o seu médico o quanto antes.
– Você pode colocar a unha em um recipiente com água morna com bastante sal para reduzir a inflamação e evitar que a unha fique roxa ou preta.
Dicas de como tratar uma unha negra
Tratamentos médicos para unhas golpeadas sem complicações

Um hematoma subungueal pode ser indolor e talvez não precise de tratamento. No entanto, a pressão gerada pelo sangue acumulado debaixo da unha negra pode ser muito doloroso. Para evitar a dor, o médico pode realizar a descompressão, também chamada de trepanação, que permitirá que o sangue se drene, aliviando a pressão e a dor na área.

Depois de adormecer o dedo afetado da mão ou do pé, o médico pode usar os seguintes métodos para a descompressão e drenagem do sangue:

Cauterização: Pode ser feita com um arame quente médico ou um laser de carbono que é usado para queimar a ferida. Não costuma doer e é rápido.
Com uma agulha: Uma agulha médica de grande diâmetro também pode ser usada para perfurar a unha negra. Durante o procedimento, a ponta aquecida é resfriada pelo contato com o hematoma e as lesões são evitadas.

Depois de alguns desses procedimentos, sua unha será enfaixada e você terá que manter os dedos enfaixados e talvez você deva usar compressas frias durante as primeiras 12 horas. Se você tiver que fazer alguma coisa, será seu médico quem deve lhe dizer o que fazer e como. A única complicação que pode ter é que se infecte.

No caso de o golpe ter sido muito severo e tenha uma lesão significativa, nesses casos talvez seja necessário que o médico dê pontos. Mas geralmente, se a contusão não é muito pequena e a unha está afetada, quando passar algumas semanas a unha pode se soltar devido ao acúmulo de sangue. Uma nova unha vai crescer em cerca de 8 semanas se for da mão, se for uma unha do pé pode demorar até 6 meses. O novo crescimento da unha pode ser com uma aparência anormal, em qualquer caso ou dúvida, procure seu médico.