Diabetes gestacional: Conheça os riscos!

Diabetes gestacional: Conheça os riscos!

.. comentário


A diabetes gestacional é uma doença que pode comprometer a saúde da mãe e do bebê se não for identificada e tratada corretamente. Portanto, saiba mais sobre diabetes gestacional: Conheça os riscos!

A doença ocorre quando os hormônios que se produzem durante a gravidez bloqueiam o trabalho da insulina. Quando isso acontece, há um aumento nos níveis de glicose no sangue. Desta maneira, aumentam as possibilidades de desenvolver diabetes na gravidez.

Riscos da diabetes gestacional

Na mãe

De acordo com a Dra. Aricia Helena Giribela, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do estado de São Paulo, os riscos para a mãe são os mesmos que o de uma diabetes fora da gestação: distúrbios renais, excesso de açúcar no sangue, tonturas, mal-estar, entre outros. Uma complicação maior da doença pode causar um aumento excessivo de peso e até mesmo um aborto precoce.

No bebê

Uma diabetes gestacional também pode comprometer diretamente a saúde do bebê, com conseqüências que inclusive podem estar após o parto. Estas são as principais:

Macrosomia

O bebê pode nascer com um peso significativamente maior do que a média, algo que eventualmente pode dificultar um parto normal.

Malformação e icterícia

Também pode ter malformações, principalmente cardíacas. Outros problemas relacionados a diabete gestacional são a insuficiência pulmonar e uma maior taxa de icterícia.

Hiperglicemia

A glicose materna passa pela placenta através de um mecanismo chamado “difusão facilitada”. Portanto, se a mãe tem hiperglicemia, pode ser transmitida ao bebê.

Problemas de metabolismo

Também existem indícios de que as crianças de mães que tiveram diabetes durante a gravidez apresentam maior risco de obesidade na vida adulta e de desenvolver diabetes ou distúrbios metabólicos.

Como identificar a diabetes gestacional

Você deve realizar todos os exames correspondentes, isto é essencial para identificar se tem riscos de sofrer a doença. De acordo com especialistas, a mulher que pretende engravidar deve ter um controle rigoroso da DMG (diabetes mellitus gestacional). Além disso, também é importante saber que a doença não tem por que ser perigosa quando há um controle e tratamento adequado. E existem sim tratamentos para diabetes gestacional.

Lembre-se de que as atividades físicas são essenciais para controlar a diabetes durante a gravidez. Recomenda-se exercícios de baixo impacto, a caminhada é ideal.