Descubra se o seu filho está preparado para ir a escola

Descubra se o seu filho está preparado para ir a escola

.. comentário


A maioria das pré-escolas aceitam crianças com três anos de idade, mas isso não significa que eles estejam preparados para desfrutar da escola. Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes e tenham um bom começo na vida e a pré-escola fornece uma base sólida para um futuro de sucesso escolar.

Se você não tem certeza se seu filho está pronto ou não, existem muitas maneiras de ajudar o seu pequeno a preparar-se para esta importante transição para começar a vida escolar. Então, confira aqui e descubra se o seu filho está preparado para ir a escola e, acima de tudo, começar sem complicações.

Descubra se o seu filho está preparado para ir a escola

descubra-se-o-seu-filho-esta-preparado-para-ir-escola1
Existem alguns fatores a considerar

Estar preparado para ir a escola tem muito mais a ver sobre onde se encontra seu filho em seu desenvolvimento. A pergunta correta é se está emocionalmente, fisicamente, socialmente e intelectualmente pronto para desfrutar da escola e ser capaz de participar de um programa diário, educativo e estruturado com outro grupo de crianças. Confira a seguir alguns dos fatores importantes que você deve considerar.

Seu filho é independente

A maioria das pré-escolas querem que as crianças saibam ir ao banheiro, saibam lavar as mãos depois de realizar uma atividade, saibam comer sem ajuda e dormir sozinho. Como pais, precisamos equipar nossos filhos com estas habilidades básicas de cuidado pessoal.

É capaz de passar algum tempo longe de você

As crianças que não tiveram o costume de ficar longe de seus pais, ao entrar na pré-escola podem ter ansiedade por separação. Por isso, é necessário organizar antes de começar na escola uma tarde da criança com alguém da família ou alguém de sua confiança. Assim, pouco a pouco, o seu filho começará a se acostumar ficar sem você, mas você deve começar a fazê-lo em doses pequenas e curtas.

Tem espírito de organização

Você precisa trabalhar com as crianças para que elas sejam capaz de manter suas roupas e brinquedos organizados no seu quarto. Depois de uma sessão de brincadeiras, será importante dizer a criança que é hora de colocar tudo em ordem. Para que ela aprenda a fazer é necessário que você mostre onde fica cada elemento. Para as crianças fazerem de boa vontade é preciso tornar a operação divertida. Depois de um tempo o seu filho fará isso de forma rotineira, seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar. Lembre-se de sempre elogiá-los ao terminar.
descubra-se-o-seu-filho-esta-preparado-para-ir-escola2
Desenvolva habilidades sociais

É importante que as crianças aprendem habilidades sociais, mesmo antes de trabalhar outros aspectos mais cognitivos. Para que seu filho se prepare para a rotina com outras crianças, você pode levá-lo em parques infantis ou deixá-lo passar um tempo com os priminhos e amiguinhos da rua da mesma idade. Assim, ele aprenderá a desfrutar de um ambiente de jogo social. As habilidades sociais são necessárias para todas as crianças pré-escolares porque inclui esperar por turnos, compartilhar, esperar, jogar com outras pessoas ou começar a participar de jogos.

Esses são alguns sinais que indicam que o seu filho está pronto para ir a escola e desfrutar de sua estadia diária ali. Além disso, também é importante que saibam comunicar seus interesses e desejos para que os outros possam entendê-lo.