Conversar com bebês potencia seu desenvolvimento cerebral

Conversar com bebês potencia seu desenvolvimento cerebral

.. comentário


É sabido que é fundamental falar com os bebês desde o nascimento. Esta interação precoce nutri o cérebro em desenvolvimento e além disso, contribui para a aquisição da linguagem, a alfabetização precoce e a preparação para a escola, também promove o vínculo com os pais e melhora o bem-estar social e emocional dos bebês, algo essencial para o seu bom desenvolvimento.

Uma maneira de impulsionar o desenvolvimento cerebral dos bebês é que tanto os pais como as mães conversem com seus bebês desde o início, mesmo tendo a ideia de que eles não escutam ou que não fazem ideia do assunto, a realidade é que estará os ajudando a desenvolver cerebralmente. Há pais e mães que pensam que é mais importante a qualidade de uma conversa que o número de palavras por isso se recusam a realizar esta atividade com os seus filhos.

Uma criança que cresce em um lar onde as palavras não são valorizadas ou não as falam desde o nascimento crescem com uma média de 30 milhões menos de palavras e tem a metade do vocabulário que as crianças com pais que dão prioridade à comunicação e conversa com os bebês desde o nascimento.

Uma vez conhecido tudo isso é necessário que todos os pais, mães e cuidadores do mundo percebam o quanto é importante falar com seus bebês a partir do momento em que eles chegam ao mundo. Na continuação vamos dar um pequeno guia para que você saiba que conversar com bebês potencia seu desenvolvimento cerebral.

Conversar com bebês potencia seu desenvolvimento cerebral

conversar-com-bebes-potencia-seu-desenvolvimento-cerebral1
De 0 a 6 meses

Você deve ter em mente que não será capaz de capturar a atenção do seu bebê como quando fala com outras pessoas com as quais consegue ter uma boa conversa, porém é necessário para o desenvolvimento do bebê. Fale com o seu bebê delicadamente, o uso de sons e expressões faciais exageradas são a base para a aprendizagem dos idiomas e a resiliência nos primeiros meses.

De 6 a 18 meses

Nesta idade os bebês podem compreender um número considerável de palavras. Por exemplo, se você colocar o dedo no nariz e repetir “nariz” ele poderá começar a entender esta palavra e na medida em que passar os meses, será capaz de repetir a palavra.

As crianças desses meses aprendem a maior parte das interações de forma direta, apontando objetos, imagens e interagindo diretamente com as pessoas ou com o mundo ao seu redor. Você começará a ser um grande explorador e precisará falar e colocar nomes às coisas.

De 18 a 36 meses

Nessas idades o bebê começa a desenvolver a passos agigantados as habilidades verbais e as cognitivas. Neste sentido, os pais podem começar a ter conversas mais estimulantes com seus filhos. Você pode fazer preguntas começando com “o quê” e “onde”. Nessa idade, os pais devem tentar usar uma ampla gama de palavras para que as crianças comecem a internalizá-la e deixe de lado a “conversa de bebê”, quando for se dirigir a seu filho.
conversar-com-bebes-potencia-seu-desenvolvimento-cerebral2
As crianças necessitam de um bom modelo para aprender a ter boas habilidades linguísticas, elas começam a modelar o discurso de seus pais. Por isso, os pais devem ter cuidados especiais em seu discurso.

A partir dos 36 meses

As crianças começam a aprender a contar histórias através da modelagem de seus pais. Tente mostrar a seus filhos um vídeo e peça para que eles expliquem o que está acontecendo no vídeo. A criança vai notar o que acontece e tentar explicar com palavras, tente usar palavras cada vez mais complexas. Tente responder todas as perguntas com clareza e simplicidade.


  • imagens de bebes exagerados na beleza
  • mães quando potência bebê