Conheça os usos e tipos de argila natural

Conheça os usos e tipos de argila natural

.. comentário


Embora muito se fala da máscara de argila verde, a verdade é que há outros tipos de argila na hora de utilizar este cosmético natural para os tratamentos de beleza. Hoje em dia temos a possibilidade de utilizar argila verde, branca ou vermelha, dependendo do tipo de pele e o que buscamos com máscara de argila.

Esta argila natural é perfeita para tratar a pele e deve ser comprada a argila em pó puro, com certificado, uma vez que é o que conserva melhor as suas propriedades e é livre de outras substancias químicas artificiais. Este tipo de produto se encontra em lojas de alimentos saudáveis e é uma maneira natural de cuidar do rosto. Conheça os usos e tipos de argila natural.

Usos e tipos de argila natural

Argila verde

conheca-os-usos-e-tipos-de-argila-natural1
Este tipo de argila é certamente a mais conhecida e a mais adequada para pele oleosa e mista. Ela ajuda a regular a produção de gordura e também tem o poder de desinfetar e evitar o aumento das bactérias na pele, já que é antibacteriana. Além disso, têm propriedades anti-inflamatórias para a pele. Outra das suas grandes propriedades, é limpar e desinfectar feridas, no caso de você não ter outras coisas em mãos. Por último, deixa a pele refinada e limpa, por isso, é a melhor escolha em peles que produzem uma grande quantidade de gordura, pois equilibra a pele e pode ser feita uma vez por semana para obter uma pele mais suave e limpa.

Argila branca

conheca-os-usos-e-tipos-de-argila-natural2
Esta argila não é tão conhecida como a verde, mas também é encontrada em herbanários. Esta é a melhor argila para peles sensíveis. Tem o efeito um pouco menor do que a verde, por isso não é tão eficaz se a sua pele é oleosa, mas, ao mesmo tempo, a verde é um pouco abrasiva para as peles sensíveis, por isso, essa é a mais recomendada nestes casos. O efeito é semelhante, já que é adstringente e limpa a pele. Aumenta a regeneração celular para deixar a pele mais luminosa e limpa. Também reduz manchas e cicatrizes.

Argila vermelha

conheca-os-usos-e-tipos-de-argila-natural3
Esta argila é usada em pele sensível e também em casos de acne leve e impurezas. Não é habitual em pele sensível, mas pode ocorrer. Esta argila deixa a pele menos seca do que outras, por isso é também a melhor escolha se a sua pele é seca, pois as outras são bastante astringentes.

Como preparar a argila

conheca-os-usos-e-tipos-de-argila-natural4
Estas argilas devem ser compradas em seu estado puro e em pó. Devem ser misturadas com água que seja desmineralizada, ou seja, de garrafa, uma vez que a da torneira contem minerais e cloro que atua contra as propriedades das argilas. Misture em um recipiente que não seja nem de plástico nem de metal. O melhor é o de vidro e o de madeira. Misture até conseguir uma pasta cremosa, que seja suficientemente manejável para aplicar sobre à pele e que não escorra.

Ao aplicar sobre a pele deve deixar secar e para que não se quebre deve evitar mover o rosto ou fazer gestos. Isto é porque a argila é um tipo de lama que seca sobre a face quando a deixamos e água vai vaporizando. Deve ser deixada por aproximadamente 20 minutos sobre a pele em repouso.

Na hora de remover deve ser feito com água que pode ser quente. É necessário água em abundância para removê-la. Notará a pele muito mais limpa. Depois de retirar a máscara é necessário aplicar um tônico para fechar os poros e, em seguida, um hidratante.

Estas máscaras também podem ser misturadas com outros ingredientes naturais para melhorar as suas propriedades. Os óleos naturais são ideais para essas máscaras, como o de jojoba ou o de rosa mosqueta.


  • usos da argila