Como acalmar um bebê nervoso

Como acalmar um bebê nervoso

.. comentário


Quando um bebê começa a chorar nunca o faz para te deixar nervosa, mas sim para se comunicar com você e transmitir-lhe algum desconforto que ele está sentindo para que você possa ajudá-lo. Sempre que um bebê começa a chorar inconsolavelmente e não há nenhuma razão óbvia para o seu choro, como fome, fralda suja ou qualquer outra coisa, é provável que esteja nervoso, porque talvez esteja sobre estímulo excessivo e necessita de uma pausa.

Você poderá aprender a interpretar o choro do seu bebê quando ele estiver nervoso. Um bebê nervoso, geralmente o grito é acompanhado por alongamento das pernas, movimentos dos braços, leva as mãos no rosto ou na boca… em uma tentativa de se acalmar.

Quando o bebê já é um pouco maior você poderá comprovar que ele está nervoso por estimulação quando ele atira os brinquedos, grita ou chora ou fica muito irritado. Na continuação, vamos dar algumas dicas de como acalmar um bebê nervoso por estimulação.

Maneiras de como acalmar um bebê nervoso

Uma maneira de acalmar um bebê que está nervoso por estimulação é balançando-o suavemente de um lado para o outro. O movimento rítmico e o poder de sentir o seu batimento cardíaco o fará sentir consolado e tranquilizado, por isso se acalmará.

Se seu bebê estiver em um ambiente cheio de pessoas, você precisa encontrar um quarto ou um lugar tranquilo com luz baixa para que o sistema nervoso dele possa ter uma chance de acalmar-se. Não espere que ele se acalme em um ambiente onde há muita luz, barulho e pessoas.

A posição do bebê também é importante por isso tente segurá-lo de uma forma estável por bastante tempo, como se ele estivesse abraçado a você.

Fazer sons rítmicos enquanto você o balança também é uma boa maneira de conseguir acalmá-lo. Você pode fazer sons como o típico “sssshhhh” que é muito eficaz, já que é um ruído similar ao ruído que seu bebê escuta enquanto está em seu útero.
como-acalmar-um-bebe-nervoso2
Se o seu bebê gosta de água e está nervoso, uma solução é dar-lhe um banho de água quente para ele acalmar e encontrar o relaxamento que precisa. Em seguida, envolva-o em uma toalha quente, porém seca e o coloque abraçado em você para que ele possa sentir a sua pele, cheiro e ouvir as batidas do seu coração.

Massagens também são uma boa ideia, já que ajudará o seu bebê relaxar e também conciliar o sono. Se você não sabe como massagear seu bebê, você pode pedir algumas dicas ao pediatra dele e assim aprender algumas técnicas que poderão ajudá-lo.

Cantar canções de ninar também é uma boa ideia para acalmar o bebê nervoso. Ouvir a sua voz sempre será uma boa oportunidade para ele se acalmar, sua voz relaxada é a melhor música que ele pode ouvir a qualquer momento.
como-acalmar-um-bebe-nervoso1
Há bebês que ficam tranquilos com o som de um aspirador ou máquina de lavar. São sons que nem são suaves, porém contínuos e os ajuda a encontrar a calma em momentos de nervos.

Se tudo isso falhar, você pode dar um passeio com o seu bebê de carro, muitas crianças se acalmam rapidamente e inclusive dormem graças a vibração do carro em movimento.