Café da manhã saudável para crianças

Café da manhã saudável para crianças

.. comentário


O café da manhã é a refeição mais importante do dia e no entanto, geralmente não é abundante e apetitoso. Hoje vamos explicar a importância do café da manhã saudável para crianças, o que deve consistir e oferecer propostas de café da manhã saudável para crianças.

O dejejum é a primeira refeição do dia e também, a mais importante. De umas 10 a 12 horas até o jantar, as crianças necessitam acumular energia e começar bem o dia, embora são poucos os que realmente o fazem.

Por este motivo, o café da manhã deve ser organizado como uma refeição leve, que garanta 20-25% de toda a necessidade diária de energia (o que significa, pelo menos, 250-300 calorias para uma criança de três anos de idade).

Além disso, os principais componentes de um café da manhã saudável devem ser os carboidratos, que são fáceis de digerir e de assimilar. Também é necessário incluir alimentos que forneçam vitaminas, sais minerais e proteínas. Quanto às gorduras, é melhor que elas estejam presentes em uma quantidade reduzida.

Café da manhã saudável para crianças

Esquema clássico de café da manhã saudável

O esquema clássico, que inclui um copo de leite, alguns biscoitos e um pedaço de fruta, é correto desde o ponto de vista nutricional.

– No entanto, os hidratos dos biscoitos também podem ser substituídos por flocos de cereais, pão, torradas ou biscoitos caseiros, por exemplo.

– Quanto ao leite, fonte de cálcio e de proteínas, pode ser substituído por iogurte e batidas.

– A fruta, rica em vitaminas, também pode ser proposta de várias maneiras: em salada de frutas, cozida ou como ingrediente em um doce delicioso.
Café da manhã saudável para crianças

Propostas de café da manhã saudável

Em seguida, propomos três cafés da manhã saudáveis ​​que estão riquíssimos e que são adequados para adultos e crianças.

Copo rico da manhã

Em uma tigela, despeje dois iogurtes naturais e misture-os bem com duas colheres de sopa de mel. Descasque duas maçãs e duas bananas, corte algumas em dados e algumas em rodelas finas. Adicione a fruta e um punhado de passas ao iogurte com mel e misture bem. Divida a mistura em quatro porções e decore cada uma com um biscoito.

Rosquinhas trançadas

Pré-aquecer o forno a 180º. Dissolver 12 gramas de levedura de padeiro em duas colheres de sopa de leite, adicionar 100 gramas de farinha e trabalhar a massa até obter uma espécie de muffin. Em uma tigela, coloque a massa, cubra-a com um pano e deixe fermentar um pouco. Em seguida, adicione mais 170 gramas de farinha, um ovo, 35 gramas de açúcar, a casca ralada de uma laranja e quatro colheres de sopa de leite. Trabalhe com a massa, faça uma bola com ela, cubra-a com um pano e complete a fermentação, até que a massa atinja o dobro de seu volume. Forme alguns cilindros com a pasta e utilizando duas cada vez, faça algumas tranças e feche-as. Coloque as rosquinhas em uma assadeira, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Bata um ovo, pinte a superfície das rosquinhas e asse a 180º por 30 minutos.

Delícias de pão com creme

Descasque duas bananas e corte-as em rodelas. Em uma tigela, coloque as rodelas de banana, juntamente com 120 gramas de queijo cottage, duas colheres de sopa de marmeladas e três colheres de sopa de pinhões e bata tudo no liquidificador. Espalhe o creme obtido em oito fatias de pão integral e sirva dois para cada criança.

E você, tem outras opções de café da manhã saudável que deseja compartilhar com outras mamães? Conte-nos!