Amamentar emagrece? Porquê?

Amamentar emagrece? Porquê?

.. comentário


Amamentar emagrece? Porquê? A amamentação não só tem grandes benefícios para a saúde do bebê, também possui muitas outras vantagens para as mães. O ato de amamentar ajuda na perda de peso pós-parto, reduz os níveis de colesterol e glicose, além de proteger a mãe e o bebê dos riscos de algumas doenças. Por que tem tantos benefícios? A resposta está em um hormônio.

Amamentar emagrece

A sucção do bebê estimula a produção de prolactina e oxitocina, o que faz com que o organismo produza mais leite. O mesmo hormônio responsável pelas contrações uterinas durante o parto e a liberação do leite materno. A oxitocina é uma grande aliada na ajuda para a perda de peso.

Em estudos realizados em laboratórios, a administração de oxitocina em animais ajudou a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos, a gordura localizada no fígado e na abdominal, além de melhorar a tolerância à glicose. Não houve efeitos adversos na pressão arterial nem nas atividades locomotoras dos animais.

Uma investigação realizada por Yuko Maejima, da Universidade de Medicina de Jichi, no Japão, indica que este hormônio está relacionado com o controle da quantidade de alimentos consumidos e com o metabolismo.

Como o ato de amamentar estimula a produção de oxitocina, toda mulher que está em período de lactância tende a perder peso muito mais fácil. Quanto mais tempo se prolonga a amamentação, mais peso pós-parto se perderá.

Você já sabia que amamentar emagrece? Além de fazer muito bem á saúde do bebê…