Sintomas de alergia ao látex

Sintomas de alergia ao látex

.. comentário alergia ao latex


O látex é uma substância natural encontrada em certas plantas como a árvore Hevea brasiliensis, também chamada de árvore da borracha. O látex é transformado em diferentes produtos de uso comum em função de dois métodos.

No primeiro método, 90% de látex coagulado para entrar na composição de produtos de borracha tais como os pneus ou as solas dos sapatos. O tratamento com alta temperatura desnatura algumas proteínas, tornando-as menos alergênicos. No segundo método, 10% de látex são tratados com produtos químicos. Depois são usados diferentes modos para fabricar produtos como luvas, preservativos e balões. Neste caso, as proteínas estão um pouco desnaturadas e alguns são mais alergênicos.

Em alguns casos, pode ser que haja pessoas alérgicas ao látex, o que pode gerar um grande problema. Se você quiser averiguá-los, hoje contamos alguns sintomas de alergia ao látex para que você possa identifica-los.

Os sintomas de uma alergia ao látex

Quando há presença de um anticorpo chamada IgE, as reações incluem: urticária (manchas na pele vermelhas que coçam e aparecem imediatamente após o contato com um produto de látex), rinoconjuntivite ou asma (espirros, coriza, coceira nos olhos, dificuldades respiratórias após manipulação de um produto de látex) ou anafilaxia (conjuntos de sintomas na pele e respiratórios graves que podem estar associados com a baixa pressão arterial e provocar a morte).

Algumas pessoas com este tipo de alergia ao látex podem também ter os sintomas com algumas frutas, principalmente: banana, abacate, castanhas e kiwi.

Sintomas de alergia ao látex

A dermatite de contato

Não envolve as IgE e está associada a produtos químicos usados no processamento de látex, que se manifesta de 1 a 4 dias após a exposição ao látex na forma de bolhas sobre a pele, e em seguida essas bolhas se secam causando placas vermelhas com crostas.

A dermatite irritativa

Por fim, várias pessoas que costumam usar luvas de látex queixam-se de ter uma pele seca, vermelha e irritada. Sem especificamente ter uma alergia ao látex, estas pessoas têm uma erupção irritativa, causada pela oclusão ao entrar em contato com o pó das luvas.

Diagnóstico de uma alergia ao látex

Os sinais e os sintomas que uma pessoa tem ao contato com o látex ajudam os médicos em seu diagnóstico. Um teste de alergia de pele com extrato de látex permite determinar se os anticorpos IgE estão envolvidos. Às vezes, exames de sangue podem ser necessários para detectar as IgE contra o látex.

E você, é alérgico ao látex? Sabe como substituir os produtos de látex para levar uma vida sem problemas de nenhum tipo?

Alergias a maquiagem, esmalte e látex (camisinha)


  • como é alergia ao abacate
  • as luvas de latex causam dermatite nas unhas
  • alergia ao latex tratamento caseiro
  • alergia ao latex bolhas
  • borracha pode dar alergia respiratoria?
  • alergia ao latex
  • alergia a latex comnfotos
  • alergia a luva de latex sintomas nas unhas