5 mitos sobre o álcool que você precisa saber

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber

.. comentário


É a droga mais utilizada em todo o mundo e, no entanto, muitas poucas pessoas a conhecem bem: o álcool. É que muito se diz dessa substancia, e é cada vez mais difícil distinguir a verdade da mentira. Mas não se preocupe hoje nós vamos ajudá-lo a desmascarar os principais mitos sobre o álcool que você precisa saber para que possa começar a apreciá-lo de um modo mais consciente.

1- Quanto mais escuro, mais saudável.

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber
Mito: Em geral, as cervejas e vinhos de tonalidades mais escuras contêm mais antioxidantes do que suas versões mais claras. Esse detalhe a mais leva a concluir que as bebidas mais escuras são muito mais nutritivas.

Verdade: É verdade, as bebidas mais escuras tendem a ter mais antioxidantes, mas também contêm mais produtos químicos tóxicos que foram gerados no processo de fermentação. Isso pode causar ressacas muito piores. Como podemos ver esse “quanto mais escuro melhor” não é bem assim.

2- Uma cerveja após o exercício!

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber
Mito: Parece que uma investigação teria sugerido que a cerveja é uma melhor alternativa que a água para a hidratação dos atletas. Isso pode ser porque ela fornece mais minerais e vitaminas e ajuda a matar a sede e a recarregar energia ao organismo.

Verdade: O estudo em questão mostrou que os benefícios nutricionais da cerveja sobre a água eram muito leves. A verdade é que há uma grande variedade de bebidas energéticas que podem fornecer o mesmo ou ter até mais benefícios do que a cerveja, sem os efeitos negativos do álcool, entre os quais se destacam diminuindo não só o metabolismo, mas também o crescimento muscular.

3- O vinho velho é melhor

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber
Mito: As pessoas tendem a pensar que os vinhos mais velhos são os que possuem uma maior qualidade. Esta concepção significa que, por exemplo, há aqueles que compram garrafas de vinho e deixam “envelhecer” alguns anos antes de abrir.

Verdade: Mas, você deve ter cuidado, esta hipótese não se aplica a todos os vinhos. E que há alguns que são preparados para ser consumidos antes de um ano desde a sua produção e não melhoram ao longo do tempo e sim acabam perdendo todos os seus antioxidantes. Então, preste atenção à data de validade.

4- Vomitar ajuda

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber
Mito: Algumas pessoas tem a convicção de que vomitar o álcool que ainda não foi digerido é uma excelente estratégia para recuperar a sobriedade. É que ainda não foi absorvido pelo corpo…

Verdade: Quando o álcool é consumido, sua absorção começa quase que de forma imediata pelo fluxo sanguíneo. Portanto, isso de andar vomitando por aí não lhe servirá de nada para evitar a iminente ressaca.

5- O melhor antídoto contra a ressaca? Comer.

5 mitos sobre o álcool que você precisa saber
Mito: Muitas pessoas se embriagam e logo depois passam na pizzaria mais próxima para carregar seu corpo com calorias vazias e assim, supostamente, impedindo a ressaca de manhã.

Verdade: Quando o seu organismo for capaz de digerir a pizza, o álcool já terá sido absorvido há muito tempo. Além disso, nenhuma refeição em gorduras ajudará o seu pobre fígado metabolizar o álcool com mais facilidade, muito pelo contrário.

Esperamos que estes dados sobre os mitos sobre o álcool que você precisa saber tenham servido para banir várias mentiras de sua vida. Agora você pode desfrutar de suas bebidas favoritas com uma consciência maior.

Mitos e verdades sobre o álcool


  • receitas caseiras para não se embriaga
  • pessoas ruivas nao podem beber alcool verdade ou mito?
  • Onde eque aplica oalcool?
  • o corpo necessita de alcol verdade ou mentira