Pressão alta na gravidez

Pressão alta na gravidez

.. comentário

A pressão alta é a força do sangue que empurra as paredes das artérias. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue desde o coração outras partes do corpo. Se a pressão nas artérias é muito alta, então você tem pressão alta. A pressão alta também é chamada de hipertensão. A alta pressão arterial pode afetar o coração e os rins, o que pode resultar em doença cardíaca, doença renal e derrame cerebral.

Pressão alta na gravidez

Estes são os principais pontos que você deve saber sobre a pressão alta na gravidez:

– A pressão alta pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez, incluindo pré-eclâmpsia e parto prematuro.
– A pressão alta geralmente não causa sintomas. Vá a todas as suas consultas pré-natais para que seu médico possa controlá-la.
– Se você precisar tomar medicação para manter a pressão arterial sob controle, tome todos os dias.
– Se você está em risco de desenvolver pré-eclâmpsia, o seu médico pode recomendar que você tome uma dose baixa de aspirina para ajudar a preveni-la.

Algumas mulheres têm pressão alta antes de engravidar. Outras desenvolvem pressão alta pela primeira vez durante a gravidez. Cerca de 8 em cada 100 mulheres (8%) têm algum tipo de pressão alta durante a gravidez. Se você já tem pressão alta, fale com seu médico. Ter sua pressão arterial sob controle pode ajudá-la a ter uma gravidez saudável e um bebê saudável.

Como posso saber se tenho pressão alta?

A pressão arterial é medida por dois números: o número mais alto (primeiro) é a pressão quando o coração se contrai e o menor número (segundo) é a pressão quando o coração relaxa. A pressão arterial saudável é de 119/79. A pressão arterial alta ocorre quando o número superior é de 140 ou mais, ou quando o número mais baixo é de 90 ou mais. Sua pressão arterial pode aumentar ou diminuir durante o dia.
Pressão alta na gravidez
Em cada consulta pré-natal, seu médico mede sua pressão arterial. Para fazer isso, ele coloca um acessório na parte superior do seu braço. Esse acessório é inflado para medir a pressão em suas artérias quando o coração se contrai e depois relaxa.

Quais complicações na gravidez podem causar a pressão alta?

Ter pressão alta durante a gravidez pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez, incluindo:

Pré-eclâmpsia: Acontece quando a gestante apresenta pressão alta e sinais de que alguns de seus órgãos, como os rins e o fígado, não estão funcionando bem. Os sinais e os sintomas da pré-eclâmpsia incluem ter proteína na urina, alterações na visão e dores de cabeça severas. A pré-eclâmpsia pode ser uma condição de saúde grave. Mesmo que você tenha pré-eclâmpsia leve, ainda assim é necessário tratamento para que não piore. Sem tratamento, a pré-eclâmpsia pode causar dano renal, do fígado e do cérebro. Em casos raros, pode resultar em uma condição muito grave chamada eclâmpsia e síndrome HELLP. A eclâmpsia pode causar convulsões e resultar em coma. A síndrome HELLP ocorre quando você tem problemas graves no sangue e no fígado.
Nascimento prematuro: É o nascimento que acontece muito cedo, antes das 37 semanas de gravidez. Mesmo com tratamento, a gestante com pressão alta grave ou pré-eclâmpsia pode precisar ter o bebê adiantado para evitar sérios problemas de saúde para ela e seu bebê.
Baixo peso ao nascer: Isso acontece quando o bebê pesa menos do que o recomendável. A pressão alta pode contrair os vasos sanguíneos do útero. E seu bebê pode não receber suficiente oxigênio e nutrientes, o que faz com que ele cresça mais devagar.
Descolamento da placenta: Esta é uma condição séria onde a placenta se desprende da parede do útero antes do nascimento. Se isso acontecer, seu bebê pode não receber suficiente oxigênio e nutrientes. Você também pode ter sangramento vaginal grave. A placenta cresce em seu útero e abastece o bebê com nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical.

Se você tiver pressão alta na gravidez, têm mais probabilidades de ter uma cesariana. Esta é uma cirurgia em que seu bebê nasce através de um corte que seu médico faz em seu abdômen e útero.

Que tipos de pressão alta podem ocorrer durante a gravidez e como são tratadas?

Existem dois tipos de pressão alta que podem acontecer durante a gravidez:

1. Hipertensão crônica. É a pressão alta que você já tem antes de engravidar ou que se manifesta antes das 20 semanas de gravidez. E que não desaparece quando o bebê nasce. Cerca de 1 em cada 4 mulheres com hipertensão crônica (25%) desenvolvem pré-eclâmpsia durante a gravidez. Se você está em risco de desenvolver pré-eclâmpsia, o seu médico pode recomendar que você tome uma dose baixa de aspirina para ajudar a preveni-la.

Se você tem hipertensão crônica, seu médico medirá sua pressão arterial e verificará sua urina a cada consulta pré-natal. Talvez você tenha que verificar a pressão em casa também. Seu médico pode realizar testes como ultra-som e monitor cardíaco fetal para verificar o crescimento e a saúde do seu bebê. Ele também irá verificar se há sinais de pré-eclâmpsia.

Se você estava tomando medicamento para a hipertensão crônica antes da gravidez, seu médico irá verificar se a medicação ainda é segura durante a gravidez. Se não for, o medicamento será alterado para um mais seguro. Alguns medicamentos para a pressão arterial, chamados inibidores da ECA e bloqueadores dos receptores da angiotensina, podem prejudicar o bebê durante a gravidez.

Durante a primeira metade da gravidez, sua pressão arterial com frequência tende a baixar. Se você tem hipertensão leve e tomou um medicamento antes da gravidez, seu médico pode reduzir a dose do medicamento. Ou talvez te oriente a parar de tomar seu medicamento durante a gravidez. Não pare de tomar qualquer medicação sem primeiro falar com o seu médico. Você pode precisar ter o bebê mais cedo se a sua hipertensão piorar ou se tiver pré-eclâmpsia.

2. Hipertensão gestacional. É um tipo de pressão alta que somente mulheres grávidas têm. Este problema começa depois das 20 semanas de gravidez e desaparece depois que o bebê nasce.

Geralmente causa um pequeno aumento na pressão arterial, mas algumas mulheres desenvolvem hipertensão grave e podem correr risco de sofrer complicações mais sérias mais tarde na gravidez, como a pré-eclâmpsia.

Durante a gravidez, seu médico verifica sua pressão arterial e urina em cada visita pré-natal para monitorar a hipertensão. Seu médico pode realizar testes como ultrassom e monitor cardíaco fetal para verificar o crescimento e a saúde do seu bebê.
Pressão alta na gravidez
Não sabemos como prevenir a hipertensão gestacional. Mas se você está com sobrepeso ou obesidade, conseguir um peso saudável antes da gravidez pode reduzir suas chances de ter esse problema. Comer alimentos saudáveis, manter-se ativa e alcançar um peso saudável depois da gravidez pode ajudar a prevenir a pressão alta no futuro.

Como você pode controlar sua pressão alta durante a gravidez?

Aqui está o que você pode fazer:

– Vá a todas as suas consultas de pré-natais, mesmo que se sinta bem.
– Se precisar de medicação para controlar sua pressão arterial, tome-a todos os dias. Seu médico irá escolher o remédio mais seguro para você e seu bebê.
– Coma alimentos saudáveis. Não coma alimentos com muito sal, como sopas ou outros alimentos enlatados. Estes podem aumentar sua pressão arterial.
– Mantenha-se ativa. Fazer algo ativo por 30 minutos todos os dias pode ajudá-la a controlar seu peso, reduzir o estresse e evitar problemas como a pré-eclâmpsia.
– Não fume, não beba álcool, não use drogas nem abuse de medicamentos prescritos.

O que você pode fazer com a pressão alta antes da gravidez?

Aqui está o que você pode fazer:

– Vá ao ginecologista antes de tentar engravidar. Ele pedirá um check up médico antes de você engravidar para monitorar as condições de saúde que podem afetar sua gravidez.
– Use um contraceptivo confiável até que sua pressão esteja sob controle. Converse com seu médico para ele descobrir qual é o melhor para você.
– Consiga um peso saudável. Pergunte ao seu médico sobre o peso adequado para você.
– Coma alimentos saudáveis.
– Faça algo ativo todos os dias.
– Não fume. Fumar é perigoso para pessoas com pressão alta porque causa danos nas paredes dos vasos sanguíneos.