Candidíase na gravidez: o que é, causas, sintomas e tratamento!

Candidíase na gravidez: o que é, causas, sintomas e tratamento!

.. comentário

Candidíase é uma infecção fúngica causada por qualquer tipo do fungo Candida. As infecções fúngicas na vagina durante a gravidez são mais comuns do que em qualquer outro momento da vida de uma mulher, especialmente durante o segundo trimestre da gravidez. Você pode notar um aumento na quantidade de fluxo fino, branco e de cheiro estranho. Este é um sintoma comum e normal no segundo trimestre.

Se você acha que pode estar sofrendo de uma infecção vaginal por fungo vaginal, as informações a seguir irá prepará-la para discutir a possibilidade com o seu médico. Embora as infecções por fungos vaginais não tenham efeitos negativos importantes na gravidez, geralmente são mais difíceis de controlar durante a gravidez, o que causa um desconforto significativo. Não perca tempo na busca de tratamento.

O que é candidíase vaginal?

A candidíase vaginal ocorre quando os níveis normais de ácido e cândida (fungo) na vagina estão fora de equilíbrio, o que permite que a Candida cresça demasiado causando uma condição desconfortável mas não grave chamada candidíase vaginal.
Candidíase na gravidez: o que é, causas, sintomas e tratamento!
Se você nunca foi diagnosticada ou tratada por um médico para uma infecção por fungos vaginal candidíase vaginal e têm alguns dos sintomas, deve consultar o seu médico primeiro para o diagnóstico e o tratamento preciso.

O que causa candidíase na gravidez?

Uma candidiase na gravidez pode ser causada por um ou mais dos seguintes:

– As alterações hormonais que vem com a gravidez ou antes do período menstrual.
– Tomar hormônios ou pílulas anticoncepcionais.
– Tomar antibióticos ou esteroides.
– Nível alto de açúcar no sangue, como na diabetes.
– Relação sexual vaginal.
– Duchas vaginais.
– Sangue ou sêmen.

Por que é mais comum a candidíase na gravidez?

Seu corpo está passando por muitas mudanças neste momento e é difícil para o seu corpo acompanhar as mudanças químicas no ambiente vaginal. Há açúcar nas secreções vaginais das quais a levedura pode ser alimentada, causando um desequilíbrio, que resulta em excesso de fungos.

Quais são os sintomas da candidíase vaginal?

Os sintomas de uma infecção por fungos vaginais podem incluir um ou mais dos seguintes:

Corrimento branco, semelhante ao requeijão e pode cheirar a levedura/pão.
– Outro tipo de fluxo que pode ser de cor esverdeado ou amarelado, também semelhante ao requeijão e pode cheirar como a levedura/pão.
– Quantidade abundante de fluxo.
– Vermelhidão, comichão ou irritação dos lábios da vagina.
– Ardor ao urinar ou ao ter relações sexuais.

O que mais posso experimentar?

Se você experimentar sintomas semelhantes a uma infecção vaginal por fungos, mas um médico já tiver excluído esse diagnóstico, é possível que você tenha uma das seguintes opções:

– Enfermidades de transmissão sexual, como a clamídia, a gonorreia e a tricomoníase.
– Uma infecção vaginal chamada vaginose bacteriana.

Como posso saber com certeza se tenho candidíase vaginal?

No consultório do seu médico ou na clínica médica, um médico utilizará um cotonete simples e indolor para coletar corrimento ou secreções vaginais e examiná-la através de um microscópio. Geralmente, após um simples exame da vagina, o médico pode diagnosticar uma infecção por fungo vaginal. Em alguns casos raros, a cultura pode ser enviada para um laboratório.

Como é tratada a candidíase vaginal durante a gravidez?

Durante a gravidez, os médicos só recomendam cremes e supositórios vaginais. A medicação oral, Diflucan (um medicamento de dose única), não demonstrou ser seguro durante a gravidez ou a amamentação. Se não for tratada, as infecções por fungos vaginais podem ser transmitidas para a boca do seu bebê durante o parto. Isso é chamado de “sapinho” e é tratado efetivamente com Nistatina.
Candidíase na gravidez: o que é, causas, sintomas e tratamento!
Pode levar de 10 a 14 dias para sentir alívio ou eliminar completamente a infecção durante a gravidez. Após a infecção ter desaparecido e as feridas terem cicatrizado, pode ser útil usar um pó secante sem amidos ou um pó de Nistatina para prevenir uma infecção recorrente.

Como posso prevenir a candidíase vaginal ou infecções recorrentes?

A maioria das infecções por fungos vaginais geralmente podem ser evitadas fazendo o seguinte:

– Usando roupas de algodão que é solta e respirável e roupas íntimas de algodão.
– Após a lavagem regular e completa, use o secador de cabelo com ar fresco para ajudar a secar sua área genital.
– Sempre limpe de frente para trás depois de usar o banheiro.
– Tome uma chuva imediatamente depois de nadar. Troque seu traje de banho, roupas de treinamento ou outras roupas molhadas o mais rápido possível.
– Não use duchas vaginais e não use sprays de higiene feminina, absorventes e tampões contendo desodorante, banho de espuma, papel higiênico colorido ou perfumado.
– Inclua iogurte com “lactobacillus acidophilus” na sua dieta.
– Limite o consumo de açúcar, uma vez que o açúcar promove o crescimento do fungo.
– Descanse o suficiente para que seja mais fácil para o seu corpo combater as infecções.

Quando devo ligar para o meu médico?

Se você está experimentando os sintomas descritos neste post, ligue para o seu médico agora. As infecções fúngicas vaginais têm sintomas semelhantes a outras infecções, como doenças sexualmente transmissíveis. O diagnóstico correto toda vez que você tiver esses sintomas é vital para o tratamento imediato mais eficaz, ou sua condição pode piorar.

Se você não perceber nenhuma melhora dentro de três dias, ou se os sintomas piorarem ou retornarem após o tratamento, você deve entrar em contato com seu médico novamente.