Aprenda como cuidar dos seios na gravidez

Aprenda como cuidar dos seios na gravidez

.. comentário

É essencial tomar algumas medidas para evitar problemas como estrias e feridas durante a gravidez. Para isso, a especialista María Larée, Chefe de Neonatologia do Hospital das Clínicas da Universidade do Chile, forneceu informações importantes a esse respeito.

Desde o primeiro momento da gravidez, cuidados especiais devem ser tomados com os seios, pois eles incham, aumentam de volume e apresentam maior sensibilidade. Tudo isso é devido ao fato de que começa o processo de formação do leite materno, por isso há alguns desconfortos. Aprenda como cuidar dos seios na gravidez de maneira fácil.

Como cuidar dos seios na gravidez

Secura, feridas e estrias!

– Para evitar o ressecamento dos seios durante a gravidez, principalmente na região dos mamilos, é melhor evitar a aplicação de sabonete durante o banho, já que elimina a hidratação natural da pele. Esse ressecamento pode causar rachaduras e dor no momento de amamentar, portanto, deve ser hidratado o máximo possível.
– Também para combater as estrias é essencial hidratar e fortalecer a pele. Para isso, você pode usar um creme hidratante pelo menos uma vez por dia, massageando tanto os seios como o mamilo. No entanto, o creme utilizado deve ser hipoalergênico, sem perfume, de textura leve e de rápida absorção.
– Os mamilos, por outro lado, têm uma proteção natural proveniente do óleo gerado pelas glândulas Montgomery, granitos localizados na aréola em torno do mamilo. Por esta razão, não é necessário, como se acreditava antigamente, o uso de produtos ou elementos ásperos para fortalecê-lo. No entanto, se seus mamilos estão secos, é aconselhável usar um creme para a pele durante a gravidez.
– Da mesma forma, se aconselha a exposição ao sol e ao ar tanto dos seios como dos mamilos para ajudar no fortalecimento. Isso pode ser feito de vez em quando e por períodos de tempo não muito longos.
Aprenda como cuidar dos seios na gravidez
O uso do sutiã

– A escolha do sutiã também é uma parte importante do cuidado dos seios, o adequado evitará problemas musculares.
– Os recomendados são de algodão, especiais para a amamentação, que podem ser encontrados em diferentes tamanhos, dependendo do tamanho e do crescimento do busto. Além disso, também incorporam ganchos para facilitar a amamentação.
– Quanto aos tecidos, é melhor evitar os acrílicos, já que favorecem a transpiração e irritação da pele, portanto, o aparecimento de fungos.
– Em alguns casos, o tamanho do busto pode aumentar até em uma medida, por isso é necessário comprar um sutiã maior que o tamanho normal.

Desta forma, os desconfortos serão evitados porque o sutiã é apertado e exerce muita pressão sobre os seios sensíveis. Durante a noite, é aconselhável dormir sem apoio.

Método A L A S para o cuidado dos seios

Água: Durante o banho, recomenda-se usá-la sozinho, sem sabonete ou outros elementos químicos.
Leite: Consiste na aplicação de algumas gotas deste líquido sobre o mamilo ao terminar de alimentar o bebê. Esta técnica é feita quando você está amamentando, não durante a gravidez.
Ar: Por alguns minutos, algumas vezes por semana.
Sol: Também durante alguns minutos da semana.