Saiba tudo sobre a anemia em crianças

Saiba tudo sobre a anemia em crianças

.. comentário

Às vezes, acreditamos que o nosso filho apresenta uma fadiga e percebemos, ao fazer um exame médico, que trata-se de uma anemia. E a anemia em crianças necessita ser tratada com muita atenção igualmente.

A anemia é uma condição do sangue que ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes, ou quando o sangue não consegue transportar oxigênio suficiente para o corpo.

Muitas vezes não apresenta sintoma até que a doença esteja muito avançada, já que não é uma condição que você possa reconhecer por si mesma. As características nas crianças geralmente são muito leves. Na maioria das vezes, é detectado nos bebês por meio de um exame de sangue durante o exame de rotina do médico.

Mas há alguns sinais que poderiam dar o alarme para ir ao médico e fazer os respectivos exames:

– Pele pálida, principalmente debaixo das unhas, dentro das pálpebras e ao redor das gengivas.
– Fadiga e relutância.
– Pouca atenção.
– Respiração curta ao expirar.
– Vertigem.

Existem mais de 30 tipos de anemia, cada uma com sua causa e método de tratamento. Em crianças, a forma mais comum é a deficiência de ferro, causada por uma dieta pobre neste mineral e outros nutrientes.

Os bebês que bebem apenas leite de vaca e os que não têm dietas balanceadas, não recebem ferro suficiente para que seus corpos usem o oxigênio adequadamente.

Graças ao fato de que o leite materno que contém todo o ferro que seu bebê precisa a incidência dessa anemia é muito baixa, além disso, a fórmula para as mamadeiras é enriquecida com ferro, o que também favorece.

Existem também doenças hereditárias do sangue, como a talassemia, que podem causar anemia. Isso também pode ser um sintoma de muitas outras condições, como a leucemia, uma infecção ou perda excessiva de sangue por uma lesão ou por cirurgia.

O que posso fazer se meu filho tiver anemia?

– Se o seu filho apresentar algum sinal mencionado acima, consulte o médico.
– Não tente curar a anemia com remédios caseiros ou suplementos de ferro vendidos sem prescrição médica.
– Dê o ferro prescrito pelo médico. A overdose de ferro é a causa mais comum de intoxicação nas crianças.
Saiba tudo sobre a anemia em crianças
Atenção médica

Para constatar se o seu filho tem anemia, o pediatra revisará seu histórico médico, realizará um exame físico e pedirá exames de sangue completos no laboratório, o médico também pode solicitar exame de urina e fezes, de medula óssea e radiografia do trato intestinal (no caso de estar sangrando).

O médico tratará qualquer causa suspeita de anemia, por exemplo, se ocorrer uma infecção gastrointestinal.

Se a criança é deficiente em ferro, o médico prescreverá suplementos deste metal e outras vitaminas, junto com uma dieta rica em ferro. Se surgir a circunstância de a criança sofrer de uma doença hereditária do sangue, como talassemia, será necessário tratamento adequado por toda a vida.

Dieta para criança com anemia

A melhor maneira de manter seu filho saudável é com uma dieta balanceada que inclui muitos alimentos ricos em ferro, como fígado, gema de ovo e vegetais de folhas verdes escuras.

A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro, aproveite e dê ao seu filho um copo de suco de laranja junto com um ovo no café da manhã. Se o seu filho tem um bom apetite, adicione uma fatia ou duas de abacate.