Dicas eficazes para eliminar gases

Dicas eficazes para eliminar gases

.. comentário

É muito chato sentir gases na barriga, nos fazem sentir inchados e não nos permitem ficar confortáveis. Os gases são um sintoma muito comum que sofrem muitos seres humanos, no entanto, se você sofre com dor e desconforto, temos que encontrar a causa.

Existem certas medidas que podemos realizar para detectar o que está causando esses gases, na continuação dizemos o que você pode fazer para evitar ter gases.

Os gases são produzidos pelo trabalho das bactérias na flora intestinal, essas bactérias nos ajudam a digerir os alimentos e absorver os nutrientes. Os gases aparecem e são um sinal de boa saúde porque significa que as bactérias estão fazendo seu trabalho e recebem o alimento necessário.

No entanto, existem alimentos que produzem mais gases do que o esperado, o que causa um acúmulo de gases e pode causar danos e desconforto.

Evite esses alimentos para evitar gases

A seguir vamos dizer quais são os alimentos que produzem mais gases no abdômen e nos fazem sentir mais inchados.

– Comer pão recém fresco ou quente. O processo da fermentação ainda pode estar ativo e produzir esses gases. O ideal é comer o pão depois de esfriar adequadamente.
– Os alimentos fortes causam uma digestão mais difícil e mais lenta.
– Alguns vegetais, como alcachofras, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, pimentão, cebola, alho e alho-poró. Estes vegetais crus ou cozidos causam gases.
– Alimentos fritos, empanados ou muito ricos em gordura. As digestões são mais pesadas.
– Café e chá também afetam os gases.
– Bebidas com gás e carbonatadas.
– Álcool. Em bebidas alcoólicas, encontramos bactérias que utilizam esse álcool para se alimentar e durante o processo, estimulam a produção de gases. Consumir álcool é sinônimo de ter gases.
– Bolos e produtos doces industriais.
– Adoçantes artificiais Preste atenção ao manitol, xilitol e sorbitol.
Dicas eficazes para eliminar gases

Truques para eliminar os gases produzidos pelos alimentos

– Cozinhe muito bem os alimentos. Como no caso do macarrão, cozinhe e evite tomá-lo al dente.
– Se você sentir gases, tome infusões de hortelã, anis, erva-doce, cominho, canela, cardamomo e camomila.
– Um iogurte natural depois de comer pode ser benéfico.
– Evite comer legumes com a pele.
– Descasque as frutas, mesmo que você não consiga tantos nutrientes, não terá gases.
– O abacaxi e o mamão podem ser seus grandes aliados. Suas enzimas facilitam o trabalho durante a digestão.
– Consuma alimentos integrais com moderação.
– Coma devagar e mastigue bem antes de engolir.
– Não fale durante as refeições, porque pode introduzir ar.
– Não coma mais do que a conta.
– Deve tentar arrotar depois das refeições para que os gases não se acumulem dentro de você.
– Se tiver dúvidas sobre qualquer intolerância alimentar, consulte o seu médico para descartar possíveis alergias.

Alimentos que serão seus aliados para evitar os gases

Encontramos alimentos que nos provocam gases, mas na natureza também encontramos os alimentos que nos ajudam a melhorar a digestão e assim evitar os gases.

– Infusões de gengibre. O ideal é consumir uma infusão de raiz de gengibre depois de comer. No entanto, a adição de pó de gengibre aos nossos pratos também pode ser uma medida a considerar.
– Ervas anti-gases, como cominho, anis, erva-doce, etc. São ideais para tomar infusões. As sementes podem ser mastigadas ou infundidas antes ou depois das refeições principais para melhorar a digestão.
– Umeboshi de ameixa. Essa ameixa japonesa ajuda a formar mais saliva, de modo que as enzimas que contêm ajudam a realizar a digestão de carboidratos e promover a digestão de proteínas.
– Germinados. Estes são ricos em enzimas e ajudam na digestão. Você pode encontrá-los na área refrigerada do supermercado.
– Hortelã fresco. Uma erva aromática ideal para ter uma planta em casa. Não só podemos beber bebidas frescas com hortelã no verão, mas também nos ajudará a evitar os gases. Para isso, tome infusões de hortelã, deixará um sabor delicioso em seu paladar e evitará que você acumule gases intestinais.