Caspa no cabelo? Vinagre: uma solução mágica!

Caspa no cabelo? Vinagre: uma solução mágica!

.. comentário

A caspa é um problema que muitas pessoas compartilham, é um fungo que pode afetar o couro cabeludo em diferentes etapas e até mesmo pela vida toda. Para o problema da caspa pode ser utilizado vários remédios e cosméticos para acabar ou pelo menos diminuir. Não é apenas um problema estético, mas também um problema de saúde da pele.

Hoje vamos mostrar como se livrar da caspa no cabelo com vinagre. Este ingrediente que todos nós temos em nossa cozinha pode se tornar um cosmético que é usado para determinados problemas, incluindo a caspa. Mas além do vinagre, podemos levar em consideração outros fatores.

Por que temos caspa?

A caspa é causada por uma descamação da pele do couro cabeludo. Produz certo inchaço e coceira na pele, por isso ao coçar solta a pele morta, que são aquelas placas brancas que podem ser vistas no cabelo e que produzem do couro cabeludo. A caspa é em geral um problema hormonal, por isso é muito mais frequente durante a adolescência e menos na idade adulta. No entanto, é um problema que pode afetar pessoas de todas as idades, porque também existem outros fatores que podem estar envolvidos em sua aparição.

Ao aparecer a caspa se produz a proliferação do fungo Pytirosporum ovale, presente naturalmente na pele do couro cabeludo. As incompatibilidades fazem com que este fungo crie muito mais placas de pele, as quais se desprendem, acelerando o processo de descamação da pele, o que dá origem à caspa. Isso pode acontecer em momentos específicos e por várias razões. A caspa também está associada a fatores genéticos, estresse e ansiedade, assim como à produção excessiva de sebo no couro cabeludo.

Como prevenir a caspa

A caspa pode ser evitada de uma certa maneira, pois há algumas coisas que estimulam sua aparição. Deve-se ter em mente que existem dois tipos de caspa, já que ela pode ser seca, com flocos brancos que sai facilmente e oleosa com flocos mais amarelados e com vermelhidão e inchaço do couro cabeludo.

Para ambos os tipos de caspa o melhor é usar um shampoo com pH neutro que seja suave e que cuide do couro cabeludo, evitando coceira e vermelhidão. Este tipo de shampoo alivia o couro cabeludo e evita que produza tanta caspa. Também é bom evitar tintas, pois elas podem irritar ainda mais o couro cabeludo.

Por outro lado, na caspa oleosa você tem que buscar remédios que evitem o aparecimento de tanta gordura e modificar a dieta para evitar essa pele oleosa. Às vezes pode ter causas hormonais, por isso é uma boa ideia fazer algumas análises e um exame médico para saber se existe algum desencontro que origine esse excesso de gordura.
Caspa no cabelo? Vinagre: uma solução mágica!
Benefícios do vinagre

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas, fungicidas e anti-sépticas. Se levarmos em conta que a caspa é causada por um fungo, então saberemos que o uso deste vinagre pode ser de grande ajuda. A acidez do vinagre cria um ambiente no qual o fungo não pode se reproduzir da mesma maneira, de modo que não afeta o nosso couro cabeludo.
Caspa no cabelo? Vinagre: uma solução mágica!

Vinagre para caspa

O vinagre deve ser misturado com quatro partes iguais de água para ser utilizá-lo sobre o cabelo. Pronto, já teremos a mistura pronta para uso no final da lavagem do cabelo. Desta forma, deixando o vinagre agir e massageando o couro cabeludo, acabaremos com a caspa. Um plus do uso deste vinagre é que ele também traz muito brilho aos cabelos.