Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual

Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual

.. comentário

Drenagem linfática manual contra a retenção de líquidos. Chaves, indicações e contra-indicações da drenagem linfatica manual. Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual.

Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual é uma técnica que é realizada com as mãos através de movimentos muito suaves, lentos e repetitivos que favorecem a circulação da linfa, melhorando assim quadros edematosos, inflamações e retenções de líquidos orgânicos. O sistema linfático colabora estreitamente com o sistema imunológico, razão pela qual a drenagem linfática manual melhora de maneira geral o estado de saúde e desempenha um papel muito benéfico no sistema nervoso, além de tratar especificamente diferentes condições. Sendo assim, a drenagem linfática manual é outra maneira de fortalecer o sistema imunológico.

Há uma grande falta de conhecimento sobre o papel do sistema linfático no organismo e sua relação com o sistema imunológico, embora sua existência seja conhecida desde a antiguidade. Hipócrates ou Aristóteles já sabiam que havia certos canais dentro do organismo que continham uma “substância branca leitosa”.

Vamos aprofundar em como funciona esta técnica, uma terapia excitante que mostra o extraordinário funcionamento do nosso organismo e do qual podemos nos beneficiar enormemente.

Como nasceu a drenagem linfática manual?

A técnica da drenagem linfática manual nasceu há pouco mais de cem anos graças ao casamento da dinamarquesa Estrid Vodder (naturopata) e Emil Vodder (fisioterapeuta) que, durante anos, comprovou como seus pacientes melhoraram sua saúde, fazendo algo que até então ninguém tinha se atrevido a fazer, manipular os gânglios linfáticos.

Quando trabalhavam em um spa na costa mediterrânea francesa, esse casal observou que os pacientes afetados por diferentes enfermidades apresentavam inflamações nos gânglios linfáticos do pescoço. Perceberam então que, fazendo cuidadosas manipulações nos gânglios linfáticos, reduziram seu tamanho e os pacientes melhoraram seu estado de saúde.

Os Vodders começaram a difundir sua técnica e conhecimentos em prestigiosos congressos de medicina, de modo que ao longo dos anos foram adquirindo grande fama entre a comunidade médica. Em 1940, fundaram a primeira escola e clínica em Copenhague.

O que é a linfa e como funciona o sistema linfático?

Presta atenção! Porque nosso organismo é extraordinário: o sistema linfático é um sistema de condutas que se desenvolvem de maneira paralela ao sistema circulatório, só que em vez de transportar sangue, transporta linfa, um líquido esbranquiçado capaz de mobilizar moléculas muito grandes, como as proteínas.

Em nosso corpo existe uma mobilização de líquidos cujo equilíbrio é extremamente importante para a correta nutrição das células. Quando comemos, os nutrientes precisam se mover pelo organismo para alcançar as células. Para que a célula possa “comer”, estes nutrientes se movem para dentro do líquido intercelular (ou intersticial), que é o espaço onde ocorre a troca de substâncias, ou seja, o que entra na célula e o que a célula expulsa.
Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual
O papel da linfa é transportar o líquido sobrante, que contém substâncias de resíduos, até o sistema circulatório, até o sangue, para que o organismo possa se livrar desses resíduos. Os edemas ou retenções ocorrem quando o sistema linfático não é capaz de purificar essas áreas, isto é, quando os líquidos e substâncias se estagnam.

Sistema linfático e sistema imunológico

O fato de o sistema linfático e o sistema imunológico estarem tão intimamente relacionados é devido à existência dos gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos são uma espécie de estações de depuração que aparecem ao longo de toda a rota do sistema linfático e sua missão é depurar os agentes patógenos, combatê-los e neutralizar os danos.

Quando o sistema linfático está congestionado, os gânglios linfáticos não podem realizar seu trabalho corretamente e o fato de os gânglios estarem inflamados é um sinal de que algo anormal acontece dentro de nós.

Como fazer a drenagem linfática manual?

A drenagem linfática manual é uma terapia que consiste em fazer sobre a pele uma massagem de movimentos lentos, rítmicos, harmônicos e muito suaves que, quando realizados na direção adequada, seguindo o fluxo dos canais linfáticos, estimula a drenagem destes canais linfáticos, limpando as áreas congestionadas. Segundo os Vodder, essa técnica exige certa dose de intuição e muita precisão, já que a pressão é um fator determinante e cada caso, assim como cada paciente, requer cuidados e manipulações específicas.

Indicações de drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual tem sido amplamente utilizada na medicina alternativa, embora cada vez mais também é usada em hospitais, principalmente na área de oncologia para o tratamento do linfedema, edema traumático ou complicações linfáticas após uma cirurgia. Outra das áreas onde a drenagem linfática manual oferece resultados muito bons é no campo da estética. Estas são algumas das indicações da drenagem linfática manual:

– Edemas (gravidez, faciais, linfáticos, sistema nervoso, pós-operatório, etc.).
Varizes.
– Fibromialgia.
– Acne.
Celulite.
– Pernas cansadas ou inchadas.
– Enxaqueca, dor de cabeça, vertigem.
– Artrose, artrite.
– Contusões.
– Hipertensão.
– Edema pré-menstrual.
– Hipotireoidismo.
– Edema devido a problemas renais.
– Doenças do sistema digestivo.
– Ansiedade, estresse.

Benefícios da drenagem linfática manual

– Regula o equilíbrio hídrico do organismo.
– Melhora o funcionamento do sistema linfático.
– Melhora a circulação de retorno.
– Depura o organismo.
– Tem um efeito muito sedativo no sistema nervoso.
– Baixa a pressão sanguínea.
– Estimula a função renal.
– Estimula o sistema imunológico.

Contra-indicações da drenagem linfática manual

Embora a drenagem linfática manual seja uma técnica muito delicada que beneficia o estado de saúde em geral, é contraindicada nos seguintes casos:

– Infecções agudas
– Edema devido a insuficiência cardíaca.
– Flebite ou tromboflebite.
Hipertireoidismo.
– Câncer em andamento.
Asma.
Hipotensão.

Como reconhecer uma boa terapia de drenagem linfática manual

Uma sessão efetiva de drenagem linfática manual deve durar pelo menos uma hora. É aconselhável que o seu terapeuta tenha uma sala de ambiente harmônico e propício para o relaxamento.

Os movimentos da drenagem linfática manual são extremamente lentos e repetitivos, seguindo sempre a direção dos ductos linfáticos.

Você não precisa ser fisioterapeuta, pois a drenagem linfática manual não é uma terapia oficial. Na verdade, o sucesso da drenagem linfática manual depende muito da sua habilidade profissional, da sua intuição e da precisão com que você executa a pressão e o ritmo.
Aprenda tudo sobre drenagem linfática manual
O casal Vodder afirmou que, para a eficácia do tratamento, a pessoa que aplica a terapia deve sentir a linfa através das mãos, intuitivamente perceber a corrente e favorecê-la.

Por que fazer drenagem linfática manual

Na realidade, não é necessário sofrer nenhuma das condições acima mencionadas para recorrer à drenagem linfática manual. Receber uma massagem linfática é um prazer e um benefício em qualquer circunstância. Dentro de poucos minutos você perceberá como o corpo relaxa. Depois de uma drenagem linfática manual, o mundo parece um lugar mais amável e leve. Comprove pessoalmente!

Além disso, por sua capacidade de depurar o organismo e aliviar a retenção de líquidos, a drenagem linfática manual é recomendada para a celulite, perda de peso, rugas, flacidez e acne.