Alergia à maquiagem: o que fazer? como reconhecer?

Alergia à maquiagem: o que fazer? como reconhecer?

.. comentário

A maquiagem é feita com produtos químicos na maioria dos casos. Estes produtos podem criar diferentes reações na pele, por isso devemos ter em mente que a maquiagem pode dar alergia. Você tem que saber reconhecer quando tem essa alergia para saber como agir em cada caso.

A alergia à maquiagem é comum, especialmente se tivermos uma pele sensível que se irrita com muitos produtos e que reaja aos ingredientes que podem ser agressivos. Nesses casos, existem maneiras de evitar esse problema sem ter que parar de aplicar a maquiagem.

Como reconhecer a alergia

A alergia de maquiagem pode surgir de diferentes maneiras. Em algumas pessoas, é comum que a alergia ocorra na área dos olhos com produtos que são aplicados diretamente com o khol ou o rímel. Nestes casos, se produz uma inflamação e vermelhidão nos olhos que pode ser confundido com outros problemas, como uma conjuntivite. Se isso acontecer toda vez que você usar alguma maquiagem, já saberá qual é a origem desse problema.

Por outro lado, as alergias também ocorrem na pele. Pode haver vermelhidão e até mesmo coceira no rosto, com aparecimento de espinhas. As impurezas e as espinhas também podem ser uma dessas alergias que passam despercebidas por pensar que esse problema vem por outras causas. Nestes casos, é melhor tentar ficar um tempo sem usar maquiagem para ver como a pele reage. Quanto aos outros sintomas, como coceira, ardor ou vermelhidão, são bastante claros.

O que fazer com a alergia à maquiagem

A alergia à maquiagem pode aparecer com todos os tipos de produtos ou com alguns em particular, devido eles ter algum componente ao qual somos sensíveis. É por isso que uma das primeiras coisas que devemos fazer é identificar com precisão qual é o produto que cria essa reação no nosso rosto. Quando sabemos qual é o produto, podemos parar de usá-lo. Em princípio, é uma boa ideia olhar para a sua composição e buscar outro que tenha uma diferente para provar. Pode ser apenas uma das substâncias que cria o problema e não apareça com outra marca ou produto.

Se notarmos que mais de um produto possa estar nos prejudicando, o melhor é evitar durante um tempo a maquiagem. A alergia deve diminuir se for produzida pelo uso dessa maquiagem. Durante este período, podemos cuidar da pele com cremes hidratantes e evitar tudo o que possa prejudicá-la para ela se recuperar.
Alergia à maquiagem: o que fazer? como reconhecer?
Escolha bem a maquiagem

Antes que uma maquiagem venha nos prejudicar, devemos olhar com cuidado para o que compramos. Às vezes somos tentados por empresas que nos oferecem maquiagem a um preço reduzido e com boas opiniões. No entanto, se a nossa pele for sensível, precisaremos escolher a melhor qualidade de maquiagem. As marcas que oferecem maquiagem não-comedogênica e com ingredientes hipoalergênicos são quase a maioria, por isso hoje em dia podemos desfrutar de um pouco de tranquilidade na hora de escolher a nossa maquiagem.

Embora as empresas de cosméticos tenham avançado muito na hora de oferecer produtos seguros para nossa pele, sempre vamos recomendar aquelas que são muito mais naturais. Algumas empresas de cosméticos, como a Weleda ou Lush, optam pelos produtos mais naturais para oferecer à nossa pele todos os benefícios da natureza e evitar o uso maciço de produtos com química. Essas maquiagens prometem ser respeitosas não apenas com a nossa pele, mas também com o meio ambiente. Nesse sentido, é uma ótima ideia escolher esse tipo de maquiagem se aquelas que contém química nos deram uma reação ocasional.