Unhas fracas: causas e soluções!

Unhas fracas: causas e soluções!

.. comentário


Os remédios naturais são muito eficazes se aplicados com freqüência. Para ter unhas saudáveis é fundamental também manter uma alimentação equilibrada.

Um reflexo da nossa boa saúde muitas vezes se reflete na beleza do nosso cabelo e unhas. Se não nos cuidamos por dentro, se não nos alimentamos adequadamente, estes reflexos vão aparecer nas nossas unhas, deixando-as frágeis e quebradiças.

Nossas unhas são formadas basicamente por uma proteína indispensável que nos ajuda no seu bom crescimento e formação: a queratina. Além disso, necessita de um bom fornecimento de vitaminas para mantê-las em boas condições: Vitamina A, B, C e uma quantidade adequada de minerais e aminoácidos que podemos encontrar por exemplo, nas gorduras vegetais. Mas, hoje vamos avaliar com cuidado unhas fracas: causas e soluções e disponibilizar os melhores remédios caseiros para unhas fracas.

Principais problemas nas unhas


– As linhas de Beau: são pequenas depressões que aparecem nas unhas, geralmente aparecem depois de uma doença quando estamos fracas e com as defesas baixas.
– As unhas fracas ou quebradiças, ou seja, quando se quebram com facilidade, se deve, às vezes, pelo passar do tempo e do envelhecimento, mas na maioria das vezes tem sua origem devido a certas enfermidades e condições.
– Às vezes, quando expomos nossas mãos à umidade ou até mesmo quando usamos muito esmalte, tudo isso pode causar unhas descamadas e frágeis.
– Crescimento de fungos: nossas unhas mudam de cor, de forma e de textura.
– As infecções bacterianas podem causar dor debaixo da unha e em torno da mesma, são processos muito irritantes que podem acabar com a perda da unha.
– Mudanças na cor das unhas por problemas cardíacos ou hepáticos.
– A tireoide também pode causar unhas fracas.
– Manchas brancas nas unhas, também chamada leuconiquia: há muitos equívocos sobre estas manchas brancas, como por exemplo, devido à falta de cálcio. Não é verdade, é basicamente devido a pequenas lesões da unha, que aparecem quando se produziu anteriormente um processo inflamatório ou um trauma na matriz da unha, provocando a queratinização anormal.

Aprenda como fortalecer as unhas

Vitaminas essenciais para as unhas

Vitamina B: básica para a saúde não só das unhas, mas também do cabelo. Neste caso, é altamente recomendável o levedo de cerveja e o gérmen de trigo. Além disso, você pode consultar com o seu médico e pedir cápsulas de vitamina B, as quais são altamente recomendáveis nestes casos.
Vitamina A: graças aos betacarotenos e graças aos seus pigmentos avermelhados, amarelados e alaranjados presentes nas frutas e legumes: as cenouras, os morangos, os tomates, as abóboras…

Minerais essenciais para as unhas


– Se incluirmos legumes em nossa alimentação conseguiremos unhas fortes. Eles são uma fonte de ferro, cálcio e iodo. Os avelãs, amêndoas e nozes são também muito benéficos.

– As batatas e as beringelas são muito ricas em zinco e são essenciais para a síntese de colágeno e formação das unhas. Não deixe de incluí-las em sua dieta.

Remédios caseiros para unhas fracas

Azeite de oliva e suco de limão

Faça uma massagem em suas unhas com uma simples preparação a base de uma colher de chá de azeite de oliva misturada com algumas gotas de suco de limão. Molhe uma bola de algodão na mistura e umedeça as unhas com esse líquido, pelo menos duas vezes por semana e nas noites antes de ir dormir. Isso irá ajudar a transformar sua unha frágil em uma unha saudável.

Sal marinho

Misture duas colheres de chá de sal marinho fino com 2 gotas de suco de limão, adicione também uma colher de gérmen de trigo (ideal para a saúde das unhas). Em seguida, misture com um pouco de água quente (menos da metade de um copo). Mantenha seus dedos de molho na mistura por cerca de 10 a 15 minutos. Faça isso duas vezes por semana e verá os resultados.

Cerveja e vinagre de maçã

Um remédio igualmente eficaz para as unhas quebradiças. É muito simples, aqueça um quarto de xícara de azeite de oliva, misturado com uma quantidade igual de vinagre de maçã e metade de uma xícara de cerveja. Os ingredientes são básicos para a saúde das unhas. Uma vez preparado, mergulhe suas unhas nesta mistura cerca de 15 minutos para obter os nutrientes básicos. É simplesmente excelente.

Você pode seguir a dica que achou mais fácil ou a que mais gostou, o importante é ser constante e realizá-las, pelo menos duas vezes por semana e sempre à noite. Se como um complemento você adicionar uma dieta equilibrada, evitando maus hábitos, como por exemplo o de roer as unhas, vai ver como elas melhoraram gradualmente.