Cuidados básicos para o couro cabeludo

Cuidados básicos para o couro cabeludo

.. comentário


Passamos o dia pensando nos cuidados com o cabelo para evitar as pontas duplas ou um cabelo seco, opaco e sem vida. Mas às vezes negligenciamos uma parte importante de tudo isso, que é o couro cabeludo. Esta parte de nossa anatomia é muito sensível e tem as mesmas características que o resto da pele, por isso necessita de cuidados específicos.

Existem vários tipos de couro cabeludo e alguns são sensíveis, outros secos e outros oleosos. Em cada caso, temos que dar uma especial atenção ao problema para cuidar ao máximo do couro cabeludo, já que o nosso cabelo depende também da sua saúde. Confira abaixo cuidados básicos para o couro cabeludo.

Cuidados básicos para o couro cabeludo

cuidados-basicos-para-o-couro-cabeludo1
Quando lavamos o cabelo o fazemos de forma rotineira, sem parar para pensar se é bom para o couro cabeludo. Em princípio, devemos cuidar dos produtos que compramos e escolher aqueles que são livres de silicones, sulfatos e parabenos, já que esses são muito mais saudáveis para o couro cabeludo e o cabelo, deixando-os respirar. Quando se trata de cosméticos naturais é ainda melhor, já que estes não tem efeitos nocivos sobre nós.

Na hora de lavá-lo devemos massagear suavemente o couro cabeludo, pois isso além de ajudar a oxigenar a área melhora a circulação, o que implica o cabelo crescer melhor e cair menos. Devemos também evitar o uso o máximo possível do secador, porque esse calor direto danifica. E na hora de escovar o cabelo, é melhor escolher uma escova com cerdas naturais.

A esfoliação é necessária?
cuidados-basicos-para-o-couro-cabeludo2
Certamente são muitas as coisas que você lê sobre a esfoliação do couro cabeludo. Desde que é necessário e bom até que pode trazer um efeito rebote. A verdade é que tudo depende do tipo de couro cabeludo que você tem. Além disso, devemos escolher um esfoliante específico para esta área, que seja suave para não danificar esta área tão sensível.

Os couros cabeludos que são recomendados esfoliar, ocasionalmente, são aqueles com tendência a oleosidade e caspa. Estes podem necessitar de uma limpeza mais profunda para que a gordura e a caspa não acabe prejudicando o cabelo causando a sua queda e a esfoliação é uma boa maneira de fazê-la. Os couros cabeludos sensíveis devem evitar isso e se concentrar mais na hidratação da área com óleos como o de coco.

Combater a caspa e a gordura
cuidados-basicos-para-o-couro-cabeludo3
Estes são dois dos piores problemas que podemos ter no nosso couro cabeludo. A caspa, problema produzido por um fungo, tem muitas maneiras de ser combatida, embora às vezes é um problema crônico que devemos sempre estar cuidando. Há shampoos específicos para este problema e também remédios naturais. Se desejamos um couro cabeludo saudável, temos que usar o óleo da árvore do chá nele. Basta algumas gotas e massagear a área suavemente deixando que este óleo atua sobre a pele, depois é só lavar como faz habitualmente. Este óleo é antifúngico e antibacteriano, por isso é um produto natural muito eficaz para acabar com este problema.

A oleosidade é outro problema que afeta muitas mulheres. Você pode usar o óleo essencial de sálvia, com apenas algumas gotas de shampoo é já é o suficiente para ajudar a controlar a gordura do couro cabeludo. Esta gordura pode produzir problemas de entupimento dos poros, portanto, combata com produtos adstringentes. Há outros produtos naturais que são bons como o óleo de coco ou de jojoba, embora pareça uma contradição. Estes óleos hidratam, mas também regulam a secreção de sebo da pele, de modo que ajuda a gordura desaparecer tão rápido.