Razões para ler contos de fadas para as crianças

Razões para ler contos de fadas para as crianças

.. comentário contos de fadas


Temos certeza de que quando você pensa em contos de fadas se lembra das histórias que te contavam quando era pequena ou quando você viu um filme da Disney. Se você quer que seus filhos sejam mais inteligentes, terá que ler mais contos de fadas. Os contos de fadas vão muito além do que contos da Disney, autores renomados como Oscar Wilde, Christian Andersen ou Andrew Lang, são alguns dos que deve manter em mente, porque eles estão cheios de riqueza e complexidade que é o que muitas vezes falta nas histórias em filmes.

Além disso, ler contos de fadas, independentemente do autor que você optar por ler (sempre terá que pensar sobre os gostos e interesses de seus filhos para escolher a melhor leitura), é necessário para que desenvolva a sua imaginação e potencialize valores internos necessários para a vida e a sociedade em que vivemos hoje. Descubra mais algumas razões para ler contos de fadas para as crianças.

Contos de fadas

Ensina as crianças a lidar com os problemas

Os contos de fadas ensinam as crianças a lidar com os problemas da vida, até mesmo os adultos podem aprender algumas lições. Os contos nos ajuda a manter contato com nossas vidas, sonhos e até mesmo medos. Os contos de fadas mostram às crianças como os “dragões” podem ser derrotados com luta e esforço.

Ajuda a aumentar a resiliência

A resiliência é quando uma pessoa aprende a se recuperar dos problemas para poder ir para frente aprendendo com toda a experiência negativa vivida anteriormente. Os contos de fadas mostram os problemas da vida real em uma cena fantástica onde ganha o herói. Mas as crianças têm que descobrir em um ambiente seguro que existem coisas ruins e que na vida ninguém está imune aos desafios.

As histórias ensinam que todas as pessoas precisam superar estes desafios e problemas para poder crescer espiritualmente e emocionalmente e assim ser capaz de lutar em tempos difíceis com toda a força interior necessária.

Razões para ler contos de fadas para as crianças

Ensina valores culturais

Há contos que têm seus próprios valores culturais e ler as versões de cada um, sabe o que você ensina? Que todos partilhamos a mesma ideia: dar sentido a vida, existência e ter esperança que o bem sempre triunfará contra o mal.

Aprendem vocabulário e novas expressões

Os contos ajudam as crianças a aprender palavras novas, palavras que talvez não entendam na primeira vez, mas que depois vão integrar em seu vocabulário. Terão uma língua falada e escrita muito mais rica o que aumentará a sua capacidade de se comunicar com os outros.

Melhora a imaginação e criatividade

Apesar dos contos de fadas ensinarem valores e a realidade da vida, ao mesmo tempo é capaz de melhorar a imaginação e a criatividade das crianças. As crianças pequenas podem imaginar as histórias em sua cabeça e ser capaz de pensar em histórias alternativas. Também serão capazes de criar outras histórias e, assim, potencializar o seu lado criativo.

Aprendem a diferenciar o que é real e o que não é

Os contos de fadas ajudam as crianças a aprender e a diferenciar entre ficção e não ficção, pois uma vez que a criança entende a história, pode ser capaz de entender mais histórias sabendo diferenciar entre o que é real e o que não é.

Razões para ler contos de fadas para as crianças

Ajuda a potenciar o pensamento crítico

O pensamento crítico é essencial para poder desenvolver-se plenamente na sociedade e, por essa razão, é importante ler contos de fadas para crianças. As histórias podem fazer as crianças opinar sobre o que acontece na história.

O que mais você acha que poderia destacar a importância de ler contos de fadas para os filhos? Compartilhe sua opinião conosco.


  • comtos de fadas
  • conto de fadas
  • COMDO DE FADA
  • contos de fadas
  • contos de fadas
  • primeira vez de uma criança contos
  • COU TOS DE FADAS
  • Uma fotografia que retrata contos de fada