Por que é importante tomar ácido fólico antes da gravidez?

Por que é importante tomar ácido fólico antes da gravidez?

.. comentário ácido fólico, ácido fólico ajuda a engravidar, ácido fólico na gravidez


Muitas mulheres buscam uma gravidez com profunda ansiedade e parte desse caminho a percorrer consiste em cuidar desde já do futuro do bebê. Um dos cuidados mais importantes que devemos ter antes de engravidar é tomar ácido fólico.

No Dia Mundial da Spina Bifida, que se celebra no dia 21 de novembro, podemos dizer o por que é importante tomar ácido fólico antes da gravidez.

Porque consumir o ácido fólico?

Os médicos são aconselham a começar a tomar comprimidos de ácido fólico durante pelo menos três meses antes de tentar engravidar. No caso de uma gravidez não planejada, ou seja, sem a possibilidade de prever e tomar os comprimidos, é igualmente importante que a mãe comece a tomá-los assim que descobrir a gravidez. Mas, por que é tão importante?

O folato ou ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural, lábio leporino, paladar, coração e trato urinário do bebê. Podemos encontrar em alimentos como espinafre, brócolis, fígado, lentilhas e feijões. Mas mesmo consumindo esses alimentos, ainda não é a quantidade suficiente se estamos querendo ter um filho. Portanto, é importante começar seu consumo desse comprimido.

Por que é importante tomar ácido fólico antes da gravidez?

O que é um defeito no tubo neural?

O sistema nervoso do bebê começa a se formar no início da gravidez. O tubo neural se forma pela dobragem das placas neurais, que ao dobrar sobre si mesmas formam um tubo. E com isso se formará o cérebro e a medula espinhal.

Um defeito no tubo neural é formado quando as aberturas da espinha dorsal não fecham corretamente, o que conduz às más formações, como a espinha bífida. Isto é, quando a coluna vertebral não se desenvolve normalmente.

Também pode dar anencefalia, que é quando o crânio e o cérebro do bebê não se foram adequadamente.

Estes defeitos ocorrem entre os 25 e 29 dias após a concepção e nesse momento muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. E é por isso que é tão importante tomar ácido fólico antes de tentar ter um bebê, na verdade, você pode tomá-lo por quase um ano antes de tentar engravidar.

Se você está tentando engravidar, é muito importante que o tome de maneira responsável. Procure um médico de sua confiança e peça a ele o consumo de ácido fólico.

Pretendo engravidar. Quando devo começar a tomar o ácido fólico? Por que?


  • Por que ácido foligo é tãoimportante antes de engravidar
  • E bom toma acido do foligo durante a tpm ajuda ingravida
  • acido folico