Mudou a idade ideal para ser mãe?

Mudou a idade ideal para ser mãe?

.. comentário


Se você está se perguntando se mudou a idade ideal para ser mãe é porque está ciente das mudanças do mundo e que a maternidade está sujeita a uma série de variáveis que também podem mudar ao longo do tempo. Descubra agora qual é a idade ideal para ser mãe e verá que não é a mesma do passado.

Variáveis que afetam a maternidade

A maternidade não é um fenômeno isolado na vida de uma mulher. A nossa saúde, os meios que temos para cuidar de nós próprias e do bebê, as possibilidades de educa-lo, de mantê-lo, se teremos o apoio do nosso parceiro e família, etc. São muitíssimas as variáveis importantes que afetam a maternidade e que podem causar com que as mulheres adiem conscientemente o desejo de ser mãe.

No passado, as mulheres raramente podiam optar por ficar grávida ou não, dado que as casavam muito jovens e que os meios contraceptivos eram mais precários. Atualmente, as mulheres exercem uma influência maior na hora da decisão, especialmente nas grandes cidades.

Mudou a idade ideal para ser mãe?

A idade biológica ideal

Se você consultar um médico talvez ele te responda que não existe uma idade certa para ser mãe, mas há prós e contras de dar à luz em diferentes idades.

Há vantagens e desvantagens de dar à luz em diferentes idades: aos 20 anos e antes dos 30 anos se supõem que as mães têm mais energia, mas geralmente menos dinheiro do que as de 30 ou 40 anos. Mas quanto mais velhas ficamos podemos ter maiores dificuldades em conceber e manter o ritmo com a energia de uma criança ativa e curiosa durante todo o dia.

Mudou a idade ideal para ser mãe?

A idade trabalhista ideal

Essa parte também mudou. Antes as mulheres ficavam grávidas logo após o casamento e hoje em dia que vivem nas cidades e/ou trabalham fora de casa podem optar por escolher o momento mais conveniente em sua carreira: depois de um aumento, depois de completar um mestrado, etc.

Conclusões: A idade ideal para você, combinado?

A idade ideal para ser mãe é sempre a mesma: é o momento em que as futuras mães têm as condições emocionais, familiares e socioeconômicas necessárias para levar essa gravidez em diante. Por isso, só você mesma pode decidir qual é o momento certo para você.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você decidir por si mesma qual é a sua idade ideal para ser mãe.

Qual a idade certa para ter filhos?


  • mulheres com 60 anos