Filho adotivo: Dizer a verdade ou não?

Filho adotivo: Dizer a verdade ou não?

.. comentário filho adotivo, filhos adotivos


Cada ano letivo as escolas recebem este tipo de pergunta por parte dos pais das crianças adotivas, especialmente porque eles temem que a criança vá à escola e se inteire de sua condição de filho não biológico da pior maneira possível que é por parte dos seus amiguinhos.

Por isso, hoje vamos deixar aqui alguns princípios orientadores sobre esta questão tão útil e interessante para todos aqueles que enfrentam esta particular situação. Veja o post, Filho adotivo: Dizer a verdade ou não?

O que dizer para um filho adotivo?

O início do relacionamento com seu filho

Em primeiro lugar, para responder a esta pergunta sobre “o que digo ou não?” Vamos pedir para que se coloque no lugar do seu filho e que responda com sinceridade. Talvez a primeira sensação seja responder “NÃO, NÃO QUERIA SABER!” Mas cremos que você deve repensar. Quando se inicia um relacionamento com alguém (seja no trabalho, no amor, na amizade, etc.) Como você quer começar? Com sinceridade e verdade ou com uma mentira? Não achamos uma boa opção você mentir para o seu filho.

Confiança no futuro

Mentir (ou, ao menos, ocultar a verdade) tem consequências terríveis na construção de uma relação de confiança entre as pessoas. E isso não é diferente ao construir a relação entre a criança e seus cuidadores primários, sejam seus pais biológicos ou não. Parece razoável certo? Como pode uma criança confiar cem por cento em alguém que mentiu desde o início e sobre algo tão sério como a sua própria vida?

Filho adotivo: Dizer a verdade ou não?

Assim como mentir em uma entrevista de emprego pode resultar que você não se qualifique para a posição, mentir para seus filhos (adotados ou não) afetará o futuro relacionamento de vocês.

Explique de acordo com cada idade

E isso certamente levará a mais perguntas, por exemplo, como dizer e o que dizer. E também quando dizer a uma criança que ela é adotada. Não se preocupe demais, seja sincera e explique de acordo com cada idade o que ele quer saber e se necessário procure ajuda profissional por parte de um psicólogo especializado em família.

Filho adotivo: Dizer a verdade ou não?

Nunca subestime o valor da verdade. Lembre-se que adotar um filho é um belo gesto de amor. No final das contas seu filho adotivo agradecerá a sua sinceridade e também o fato de ter sido escolhido por você.


  • filhos adotivos que parecem com seus pais adotivos
  • imagems de filhos adotivos q se parecen com os pais