Hipnoparto: a técnica que reduz a dor no parto

Hipnoparto: a técnica que reduz a dor no parto

.. comentário hipnoparto


A dor do parto muitas vezes é difícil de suportar e é necessário medicação para que as mulheres possam dar à luz aos seus filhos. Felizmente, com o avanço da medicina, estão sendo descobertas diferentes técnicas muito eficazes que aliviam a dor causada pelas contrações. Um deles é o hipnoparto: a técnica que reduz a dor no parto.

Em que consiste o hipnoparto?

A hipnose consiste em relaxar tanto o corpo como a mente bloqueando as distrações externas para se concentrar exclusivamente na sensação daquele momento. No caso de hipnoparto, quando a mulher se prepara para ter seu bebê, começam as expectativas da dor por uma grande confiança e inclusive a sensação de tranquilidade é tão grande que o nascimento acontece sem problemas.

Hipnoparto: a técnica que reduz a dor no parto

Como funciona o hipnoparto?

Quando falamos de hipnoparto, não é necessário que pense que se relaciona a um homem vestido de preto balançando um relógio na frente de seu nariz, muito pelo contrário. É uma técnica em que se implanta a respiração de forma profunda, a visualização e a afirmação. É muito ampla, pois ensina o próprio parceiro a fazer para que ele acompanhe sua mulher neste momento especial e não semeie pânico, especialmente se ela é mãe de primeira viagem.

Em teoria, o corpo da mulher quando começa as contrações, libera hormônios do estresse que provocam a resposta de fuga a qual é muito difícil de escapar. No entanto, ao começar com o hipnoparto, esta resposta de fuga diminui e permite que a mãe tenha uma experiência menos traumática e dolorosa.

Segundo a instrutora de hipnoparto Rachel Yellin, “Nesse estado de relaxamento preenchemos a mente da mãe com imagens e as associações positivas do nascimento […], é a combinação dos poderes positivos da mente com o corpo”.

Hipnoparto: a técnica que reduz a dor no parto

Em suma, qualquer gestante pode praticar hipnoparto e ter uma experiência muito agradável no momento de ver, sentir e desfrutar do nascimento de seu filho. Os defensores desta técnica argumentam que o hipnoparto permite as pacientes se sentirem bem, pois são liberadas endorfinas e serotoninas ao dar à luz devido ao relaxamento que entram.

Como você vê, graças ao hipnoparto é possível aceder a um nível superior de consciência e evitar a dor que as contrações causam de forma natural e sem o uso de medicamentos.


  • quais São as contraçoes e combinaçao positivas
  • hipnoparto como fazer