Grávida pode dormir de barriga pra cima?

Grávida pode dormir de barriga pra cima?

.. comentário


Uma das muitas mudanças que nos acontecem quando ficamos grávidas tem a ver com as posições para dormir. Nosso corpo está mudando e (especialmente no segundo e terceiro trimestres) geralmente temos desconforto na hora de dormir.

Hoje, nós contamos, então, sobre uma pergunta que surge para muitas mulheres: grávida pode dormir de barriga pra cima? É seguro dormir de barriga para cima durante a gravidez? Convidamos você a conhecer as respostas abaixo.

Grávida pode dormir de barriga pra cima?

Diferentes etapas, diferentes posições!

Se você gosta de dormir de barriga para cima, pode continuar fazendo durante o primeiro trimestre. No entanto, à medida em que o útero vai crescendo, o mais provável é que você sinta algum desconforto na hora de dormir.
Grávida pode dormir de barriga pra cima?
A verdade é que dormir de barriga para cima durante a fase média e final da gravidez pode causar problemas na sua saúde, como dificuldade respiratória, dor nas costas, hemorroidas, pressão baixa e distúrbios digestivos. Dormir nessa posição também diminui o fornecimento de sangue ao seu coração e ao coração do bebê.

Por que esses problemas são gerados?

Basicamente o abdômen e o seu bebê em desenvolvimento se apoiam no intestino e na veia cava e aorta. Essas últimas são artérias fundamentais em nosso organismo porque são responsáveis ​​por levar o sangue do corpo ao coração. É por isso que dormir de barriga para cima pode também causar tonturas e sensação de confusão.

Dormir nessa posição também pode interferir com o normal fluxo de nutrientes até a placenta, o qual se converte em um problema sério se você tiver diabetes ou pressão alta (condições que por si mesmas já afetam a quantidade de oxigênio que recebe o bebê).

Alternativas válidas
Grávida pode dormir de barriga pra cima?
Mesmo que você esteja acostumada a dormir de barriga para cima, tente durante a gravidez optar por posições laterais. Para evitar qualquer tipo de dor nas costas, você também pode adicionar uma almofada atrás da coluna ou na frente do seu peito. Um travesseiro entre as pernas também pode ajudá-la a dormir mais confortavelmente. No caso de você adormecer e à meia-noite, acordar de barriga para cima, não se preocupe, isso não gera grandes problemas ao bebê. Apenas tente lembrar de se posicionar de lado de novo para voltar a dormir.

Se a gente acostumar a dormir de uma maneira antes de engravidar, é provável que, quando a barriga começar a crescer não vamos precisar mudar certas posições.

Como você pode ver, dormir de barriga pra cima é totalmente seguro durante os primeiros meses, mas não é recomendado no segundo e terceiro trimestre. Opte, então, por posições laterais que minimizam o peso do bebê sobre os órgãos e que ajudam a conciliar um sono profundo e reparador.