Dor nos rins na gravidez

Dor nos rins na gravidez

.. comentário


Está grávida e seus rins estão doendo? Não sabe como aliviar a dor na parte inferior das costas? Aqui explicamos as causas da dor nos rins durante a gravidez e damos algumas dicas para acalmá-la, além de alguns exercícios para acabar com ela.

Uma das queixas mais freqüentes que aparece durante a gravidez é a dor nos rins, que normalmente é sofrida com intensidade especial no final do dia ou à noite e a partir do segundo trimestre da gravidez. Essas dores, que afetam a região lombar, geralmente não são relacionadas aos rins, mas sim com desconfortos em outras áreas próximas a eles, como as costas, a coluna vertebral ou a pelve.

A dor nos rins na gravidez ocorre como consequência do crescimento do feto na barriga, uma vez que o peso acumulado nesta área do corpo obriga a futura mamãe a curvar sua coluna mais do que o habitual para adotar uma postura que a permita ficar mais confortável com a barriga que está crescendo. Isso provoca a chamada lordose lombar, que é a responsável pela tensão constante na área lombar e nos rins. Esse desconforto também pode ser causado pela ciática, dor aguda que atravessa a base das costas e a parte de trás da perna, produzida por comprimir o nervo ciático por uma articulação nas costas.

Como aliviar a dor nos rins

A dor nos rins não é considerada grave, já que geralmente é causada por más posturas que podem ser corrigidas. No entanto, em alguns casos, pode ser muito doloroso e impedir que a grávida leve uma vida normal. Para aliviar a dor nos rins, existem os seguintes remédios:

– Evite ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentada.
– Pratique exercício de forma regular. Yoga, pilates e natação são especialmente bons para tratá-la.
– Aplique calor ou frio na área afetada pela dor.
– Faça uma reeducação postural para corrigir a lordose postural.

Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor na área dos rins durante a gravidez. Por outro lado, algumas mulheres viram seus sintomas melhorados indo a um fisioterapeuta, já que é o profissional encarregado de ensinar exercícios que permitem uma reeducação postural. Também existe um cinto especial, em inglês chamado “sacral belt”, que pode aliviar a dor ao caminhar e que deve ser recomendado pelo médico.

Exercícios para acalmar a dor nos rins

A realização de movimentos basculantes com a pelve geralmente funciona para aliviar a dor nos rins e nas costas. Na continuação, detalhamos alguns exercícios que podem te ajudar a relaxar a área. Antes de fazê-los, tome nota que você deve realizá-los respirando pausadamente e repetindo-os de seis a oito vezes cada um.

1. Em pé, com as costas reta (sem arqueá). Primeiro, você deve inspirar, para então contrair de forma progressiva os músculos abdominais, apertando as nádegas e empurrando para frente. Depois, deve expirar. Pode te ajudar colocar uma mão na barriga e outra na parte superior do bumbum.
2. A quatro patas, com as pernas em ângulo reto e os braços perpendiculares ao solo. Você deve executar o mesmo exercício, dobrando ligeiramente as costas, enquanto endireita sua cabeça e levanta suas nádegas o mais alto possível. Em seguida, você deve inspirar enquanto faz o exercício e expirar ao retornar à posição inicial.
3. Deitada, com as pernas ligeiramente flexionadas. Neste caso, as solas dos pés devem ficar bem apoiadas no chão e nos braços ao longo do corpo. Em seguida, você deve curvar as costas e inclinar a pelve, retirando a região lombar do chão e levantando a parte superior das nádegas. Você deve inspirar e expulsar o ar ao retornar à posição anterior.

Quando ir ao médico

– Você deve ir ao seu médico imediatamente se:
– A dor nas costas é intensa e constante ou observar que piora.
– Além da dor, tem febre.
– Observar que perdeu a sensibilidade de uma ou duas das pernas.
– Observar que perdeu a sensibilidade das nádegas, da virilha, da área genital, da bexiga ou do ânus.
– A dor é na parte inferior das costas no final do segundo ou terceiro trimestre da gravidez.
– A dor é na lateral das costas ou abaixo das costelas.