De onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez?

De onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez?

.. comentário ganho de peso na gravidez, quilos ganhos durante a gravidez


O que comemos durante a gravidez pode ser a causa do excesso de peso, mas não a única…

Seu bebê vai exigir grandes quantidades de energia, água e oxigênio, para isso você, como seu principal fornecedor de tudo o que ele precisa para seu desenvolvimento, tem que consumir mais quantidades de nutrientes. E, embora acreditamos que todos os quilos ganhos durante a gravidez estão unicamente relacionados com a alimentação, não é inteiramente verdade.

Se por algum motivo você não aumentasse de peso durante a gravidez, não seria um bom sinal. O natural é que seu bebê cresça e isso só acontece se você atender as necessidades nutricionais de ambos. Muitas vezes, as mulheres que ganham pouco peso durante a gravidez dão à luz a crianças menores. Descubra abaixo de onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez.

De onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez?

Seu corpo é sábio e deposita gordura

Assim que a concepção ocorre, o corpo se prepara para aumentar seus depósitos de gordura. Em seguida, entre as semanas 14 e 28 de gestação, seu metabolismo continua com a reserva de gordura e isso é porque o organismo tem que garantir que conta com as calorias mínimas que requer todo o processo de gestação.

Durante a gravidez a gordura se acumula nas coxas, abdômen e costas. Depois de chegar à semana 29 e até o final da gravidez, o corpo expulsa seu armazenamento de gordura.

De onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez?

Além da reserva de gordura que ocorre de forma natural, há outras coisas que fazem com que sua balança suba rapidamente como, por exemplo:

• O bebê pode pesar 3.600kg.
• A placenta pode pesar até 1.300kg.
• O líquido amniótico chega a pesar até 1.300kg.
• O tecido mamário pode pesar até 1.300kg
• O suprimento de sangue é até 2kg.
• As reservas de gordura pesam cerca de 4kg.
• O crescimento do útero poderia pesar até 2.500kg.

Como evitar o ganho de peso além da conta

Se você somar todos os itens acima, vai perceber que atingiu os 10kg acima do peso facilmente, daí a importância de sua dieta ser realmente saudável e nutritiva para não adicionar gorduras nem calorias vazias.

Você pode levar uma alimentação saudável para evitar consumir alimentos e bebidas açucarados, comida fast food, frituras e gorduras trans. Em vez disso, tem a luz verde para comer frutas e verduras frescas, cereais de grãos integrais, produtos laticínios e derivados desnatados.

De onde vêm os quilos ganhos durante a gravidez?

É importante que saiba que uma grávida não pode fazer dieta nem restringir sua ingestão calórica recomendada. O seu médico em cada controle te indicará como fazer com o ganho peso, só ele é a pessoa adequada para indicar que consuma menos de certo tipo de alimento. Nunca faça uma dieta por conta própria.


  • quantos quilos pode pesar a placenta e o líquido
  • quanto e a reserva de gordura na gestacao