Bebês no útero podem sentir cheiros e gostos?

Bebês no útero podem sentir cheiros e gostos?

.. comentário


Quando se espera um bebê, são muitas as perguntas que surgem e uma delas é “O meu filho vai sentir o sabor da comida?” Se você quiser saber mais sobre isso, continue lendo esse post, pois hoje vamos esclarecer se os bebês no útero podem sentir cheiros e gostos das comidas.

Bebês no útero podem sentir cheiros e gostos?

Como se desenvolve o sentido do gosto do bebê?

A partir das 8 semanas de desenvolvimento, os neurônios começam a ramificar-se em diferentes áreas do corpo, principalmente crescem as papilas gustativas na língua e na boca. Também se formam os receptores de sabores para que seu bebê reconheça o que é doce, salgado, amargo, azedo e picante. Isto porque a partir do segundo mês de gestação, o paladar já esta quase completamente desenvolvido.

10% das necessidades proteicas do seu bebê se cobrem com a ingestão de líquido amniótico. No entanto, o bebê não consegue provar ainda o líquido amniótico, porque não tem a língua completamente formada, ainda está formada por poros. E ao redor das 16 semanas de gestação, os poros fecham e o bebê começa a engolir líquido amniótico.

As moléculas que compõem o líquido amniótico interagem com as papilas gustativas e, consequentemente, dá um sabor levemente salgado como primeiro gosto.

Bebês no útero podem sentir cheiros e gostos?

Bebês no útero sentem gostos definidos?

Sabemos que, para sentir o sabor dos alimentos é necessário não só ter o sentido do gosto desenvolvido, mas também é necessário que o olfato intervenha. O bebê ao estar no útero rodeado de líquido amniótico, de modo que o sentido do olfato é o menos desenvolvido dos dois necessários para sentir o gosto dos alimentos. Apesar disso, o bebê pode reconhecer mais ou menos uma refeição picante de algo doce, por isso tenha cuidado com o que você come.

O que comer para que o bebê também goste?

Na verdade, o único conselho que podemos dar é que siga uma dieta com muitas frutas e legumes. Você mesma vai perceber quando seu bebê gostar, através dos seus “chutes” que são inevitáveis.

Lembre-se que não é bom abusar de alimentos picantes ou salgados, não só porque molestará seu filho, mas também pode danificar o seu sistema digestivo.

Você precisa ser forte em todos os momentos para que seu bebê receba os cuidados necessários de sua parte até o momento do nascimento. Lembre-se que durante 9 meses será a responsável exclusiva por tudo o que viver seu bebê na sua barriga. Enquanto isso, desfrute desta experiência única na vida de uma mulher.


  • como e formado os poros dos bebes por onde
  • bebe engilindo utero
  • bebe consegue sentir gosto no útero