As 4 doenças mais comuns nas crianças no verão

As 4 doenças mais comuns nas crianças no verão

.. comentário


A chegada do verão e das altas temperaturas provocam várias doenças nas crianças. Assim como ocorre nos meses de inverno, no verão, há uma série de doenças que dão com mais frequência do que outras.

E hoje nós vamos falar sobre as 4 doenças mais comuns nas crianças no verão e a melhor maneira de tratá-las para que a criança se recupere de maneira rápida e eficaz.

As 4 doenças mais comuns nas crianças no verão

Otite

Por passar muitas horas na piscina e na praia, uma das doenças mais comuns é a otite. Se trata de uma condição que afeta o ouvido e que provoca uma forte dor ao tocá-lo. A otite também provoca alguma infecção no ouvido, resultando em pus. As causas desta doença é devido às bactérias presentes na água, por isso é essencial secar as orelhas após cada banho. O acúmulo de cera geralmente faz com que a água da piscina ou da praia se acumule na orelha, resultando na infecção mencionada acima.

Conjuntivite

Outra das doenças que mais sofrem as crianças durante o verão é a conjuntivite. Esta doença consiste na inflamação da membrana que cobre a parte anterior do olho. A conjuntivite pode ser causada por uma reação alérgica ao pó ou por um resfriado. Os sintomas desta doença incluem excesso de lágrimas, comichão e inchaço em toda a área dos olhos. A água da piscina muito suja pode ser uma das causas da conjuntivite durante os meses de verão, por isso é necessário evitar que a criança abra seus olhos debaixo da água. A conjuntivite tratada indevidamente pode causar danos bastante sérios à córnea da criança, por isso é importante recorrer a um especialista.

Gastroenterite

É bastante normal que durante o verão aumente os casos de gastroenterite devido a intoxicação de diversos alimentos, como no caso da salmonella. Os sintomas mais óbvios de gastroenterite em crianças são a diarréia, os vômitos e a dor no estômago. Na hora de tratá-la é importante que beba muita água para evitar a desidratação e seguir uma dieta leve até que se recupere completamente. No caso de você ver que a criança não melhora apesar da passagem dos dias, é essencial levá-la ao médico.

Fungos

Os fungos são bastante frequentes durante os meses de verão, especialmente nas duchas das piscinas e das praias. Estes fungos são conhecidos como pé de atleta e para evitar a contaminação é aconselhável usar algum calçado enquanto usa o chuveiro e secar bem os pés. Estes fungos afetam a pele e geralmente causam uma forte coceira na área afetada. No caso de sofrer deste pé atleta é importante levar a criança ao dermatologista para ele receitar um medicamento adequado para combater os referidos fungos.

Estas são as 4 enfermidades mais comuns em crianças durante o verão, por isso você deve ter muito cuidado com o seu filho quando chegar a hora dele se banhar na piscina ou na praia. No assunto alimentos, você deve certificar muito bem o que ele come e evitar a ingestão de produtos como a maionese ou o ovo, especialmente quando come fora. Tenha em mente todas estas dicas e não terá nenhum tipo de problema com a criança e poderá desfrutar de todo o verão sem grandes problemas de saúde.