4 maneiras de aumentar o ferro na dieta das crianças

4 maneiras de aumentar o ferro na dieta das crianças

.. comentário dieta rica em ferro


Alguma vez você já se perguntou por que existem tantos cereais, papinhas ou leites em pó que são enriquecidos com ferro? É porque este é um nutriente essencial para o crescimento e saudável desenvolvimento do seu filho. Conheça a seguir 4 maneiras de aumentar o ferro na dieta das crianças.

O ferro é necessário para que possamos fabricar hemoglobina, o componente dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio por todo o corpo. Quando uma criança não recebe a quantidade que precisa deste elemento, pode desenvolver uma condição chamada deficiência de ferro, o qual é causante de algumas condições desfavoráveis nas funções do organismo e que se prolongar pode levar à anemia.

Embora desde o nascimento seu pequeno tenha as reservas de ferro suficientes para crescer adequadamente, com o passar do tempo elas vão se esgotando. Por isso é importante que o alimente de maneira que obtenha as quantidades adequadas deste mineral.

Maneiras de aumentar o ferro na dieta das crianças

Como posso saber se meu filho tem deficiência de ferro?

As crianças necessitam de diferentes quantidades de ferro, dependendo do estágio da sua vida, por exemplo, se o seu filho tem entre 1 e 3 anos precisa ingerir em torno de 13mg deste mineral ao dia, preferencialmente por meio dos alimentos.

Um dos principais problemas da deficiência de ferro em crianças, é que os sintomas não aparecem até que estejam com anemia. Embora você não deva viver alarmada, é sim importante conhecer os sinais que podem lhe indicar que seu filho sofre, como:

• Pele pálida
• Fadiga ou fraqueza
• Inflamação da língua
• Irritabilidade
• Perda de apetite
• Ânsias incomuns para coisas como gelo ou terra (conhecido como Pica)

O que posso fazer para evitar que meu filho sofra deficiência de ferro?

Uma das maneiras mais simples e eficaz para conseguir que seu filho consuma a quantidade de ferro que seu corpo necessita para seguir crescendo saudável é através de uma dieta que contenha alimentos ricos deste mineral.

4 maneiras de aumentar o ferro na dieta das crianças

Para que você se sinta mais calma e continue cuidando da saúde do seu filho, aqui estão algumas maneiras simples de aumentar o ferro em sua dieta.

1. Dê uma dieta equilibrada

Para as crianças as carnes vermelhas, frango, peixe, feijão e vegetais de folhas verdes são excelentes opções de fontes de ferro. Para que seu pequeno aceite comê-los, tente colocar em formas divertidas as refeições no prato, formando animais ou paisagens.

2. Melhora a absorção de ferro

Como? Dar alimentos ricos em vitamina C, como melão, laranja, morango, kiwi ou limão está comprovado que se o seu pequeno consumir bastante desta vitamina pode aumentar a absorção de ferro no organismo.

3. Complementa sua dieta

Nesta fase da vida em que seu pequeno gosta de beber leite, o melhor é que escolha um leite em pó, cuja fórmula é enriquecida com os níveis necessários de ferro e outros nutrientes vitais, como o cálcio e a vitamina D.

Lembre-se de encontrar um que se adapte às necessidades do seu filho, tanto um que seja de acordo com a idade dele, quanto um concebido especialmente para as crianças com intolerância à lactose.

4. Evite que coma alimentos contraproducentes

Embora seu pequeno se sinta grande, há alimentos que ele não deveria consumir, como café que afeta o seu desenvolvimento, devido aos taninos que contêm, os quais diminuem a absorção do ferro.

Tenha em mente que a deficiência de ferro em seu filho pode ser prevenida, só é necessário que preste atenção na quantidade desse mineral em sua dieta. Se você tiver dúvidas, vá ao seu médico, ele vai te ajudar a aprender mais sobre este tópico.