3 dicas para ensinar seu filho adolescente a gastar menos

3 dicas para ensinar seu filho adolescente a gastar menos

.. comentário adolecentes, depressão, dinheiro


A publicidade visa aumentar o consumo e todos nós somos alvos desta tendência cada vez mais popular, especialmente entre os adolescentes. Por isso, para evitar que seu filho compre mais do que nunca e gaste milhares por ano, vamos deixar aqui 3 dicas para ensinar seu filho adolescente a gastar menos, baseados nas ideias da socióloga Juliet Schor.

Comprar não significa estar melhor

De acordo com estudos da socióloga Schor, os jovens que são movidos por uma vida de prazeres e consumismo não são mais felizes do que aqueles que aprenderam a cuidar do que tem e se conformaram com isso. E não é de admirar, uma vez que o consumismo pode levar à ansiedade e à depressão, com a consequente deterioração das relações interpessoais, particularmente entre o adolescente e seus pais.

Como proteger o seu filho do consumismo? A autora propõe, pelo menos, três estratégias:

3 dicas para ensinar seu filho adolescente a gastar menos

1. Reduzir a exposição

Uma maneira de reduzir a exposição do seu filho ao consumismo é limitar a quantidade de horas gastas na frente da televisão e computador.

Não se trata de isolá-lo, mas de dispor de mais horas para alimentar a mente com outras coisas.

Cozinhar, fazer compras e leitura em conjunto, é três das atividades mais recomendadas para alimentar sua mente.

2. Educar seu filho adolescente sobre a melhor maneira de comprar

Seu filho deve saber que os publicitários não pensam em seu verdadeiro bem-estar na concepção de campanhas publicitárias, mas sim em seus próprios bolsos.

Dado que não podemos evitar à exposição dos filhos a publicidade, reduzir o tempo gasto em contato com ela e ensiná-lo a discerni-las o ajudará a analisar melhor esse mundo a partir de outra perspectiva.

3. Não ceda à pressão do adolescente

Como qualquer ser humano, o adolescente gosta de pressão (o adolescente, um pouco mais que o resto). Então, muitas vezes eles pressionam seus pais para que comprem os mais recentes modelos de tudo, desde consola de jogos até telefones celulares e roupas.

Falar dos benefícios e não desistir ao primeiro sinal de pressão por parte de seu filho adolescente é duas dicas quase infalíveis para o seu filho aprender a controlar os gastos.

Record – Fala Brasil – Será que o seu filho gasta demais?


  • beleza sem gastos adolescente
  • quanto vou gasta com um filho adolecente