Unha encravada: Remédios e tratamentos!

Unha encravada: Remédios e tratamentos!

.. comentário


A unha encravada é um problema chato e doloroso. E hoje vamos disponibilizar aqui remedio caseiro para unha encravada para que você possa eliminar esse problema de sua vida de uma maneira simples e eficaz. Então, a seguir saiba tudo sobre unha encravada: remédios e tratamentos!

Unha encravada

Afeta os dedos dos pés, especialmente o gordo do primeiro dedo. É uma condição que causa dor e que consiste na incorporação de uma parte da unha na área da pele.

A partir daí, começam as feridas, a inflamação, a infecção e o problema de unha encravada com pus. As unhas encravadas ocorre pelas seguintes razões:

– Há um fator morfológico. As pessoas que têm o dedo mais gordinho são mais propensas a desenvolver esta condição.
– Por um calçado impróprio que comprime os pés. Como sapatos de ponta, estreito ou com um salto excessivo. Tampouco são recomendados os materiais sintéticos que não permitem uma adequada transpiração.
– Os banhos dos pés com água muito quente que amolecem os tecidos.
– Por golpes ou traumatismos na área que fazem saltar uma lasca e se crava na parte macia.
– Resultado de uma infecção fúngica.
– Por algo bem cotidiano como cortar errado as unhas ou remover incorretamente as cutículas duras.

Mas o que fazer quando já tem o problema? Há muito remedio para unha encravada que é eficaz. Confira a seguir.

Remédios caseiros para unhas encravadas


– Se a situação não for muito grave, você pode começar o tratamento em casa. Em uma porcentagem muito elevada, cuidados e higiene adequada resolvem o problema das unhas encravadas, sem a necessidade de um profissional.
– A primeira coisa é a prevenção. As unhas dos pés devem ser cortadas em linha reta e não arredondada. Assim evita sair lascas ao redor que podem cravar na pele.
– Deve descartar os sapatos muito apertados ou feitos com materiais sintéticos que não contribuem para uma boa higiene.
– Lembre-se que é muito importante secar completamente todos os dedos dos pés após o banho. Assim evita a proliferação de fungos. Você pode usar água com sal para a lavagem.
– Uma vez que já tenha aparecido a unha encravada, deve fazer uma limpeza escrupulosa pelo menos duas vezes por dia, secar muito bem e vedar com uma gaze fina. Durante o tempo de tratamento você deve usar sapatos largos. É bom que use um creme anti-bacteriano para a infecção.
– O óleo essencial de calêndula também é ótimo para aplicar na área após a lavagem. Não se esqueça de vedar em seguida.
– Não é recomendável que coloque pedaços de alimentos como cebola, alho ou produtos similares. Por conter agentes bactericidas, a ação pode ser contraproducente.

Tratamento para unhas encravadas

Se com os remédios caseiros não conseguirmos melhorar o problema das unhas encravadas devemos procurar a ajuda de um profissional. Um podólogo pode ajudar a tratar a área com ferramentas e medicamentos específicos.

Se, ainda assim, a infecção se espalhar, você terá que ser submetido a uma operação que consiste (com anestesia) remover a unha doente.

Você sabia que…

A grande maioria das doenças dos pés são devido a sapatos inadequados que não permite a transpiração, que aperta ou que contrai. Use sempre sapatos de couro genuíno ou de tecidos moles (algodão, linho ou seda) e descarte os modelos feitos com materiais sintéticos.

É verdade que os sintéticos são mais baratos, mas também prejudicam o esqueleto, contribuem para o desenvolvimento de joanetes, proliferação de fungos ou infecções e problemas de todos os tipos nas unhas. Além disso, estes sapatos duram menos e são difíceis de manter.


  • remedio para unha nao em cravar mas