Torcicolo em criança: causas, tratamento e mais!

Torcicolo em criança: causas, tratamento e mais!

.. comentário

O torcicolo é um espasmo doloroso, de origem inflamatória ou nervosa, nos músculos do pescoço. O sofredor sofre uma dor súbita e aguda na parte posterior e lateral do pescoço e na parte superior das costas. Saiba abaixo tudo sobre torcicolo em criança e tire todas as suas dúvidas.

No caso do torcicolo, os músculos do pescoço estão tensos e contraídos. Quem tem torcicolo sofre uma dor súbita e aguda na parte posterior e lateral do pescoço e na parte superior das costas. A dor pode ser muito leve ou muito aguda. A cabeça fica inclinada para um lado devido à contração dos músculos. O rosto fica ligeiramente inclinado para frente e direcionado para a parte que não causa dor.

Torcicolo em criança

Causas de torcicolo

Estas são algumas das causas do torcicolo:

– Uma má postura do pescoço mantida por muito tempo, talvez durante o sono, lendo na cama ou olhando o computador ou à TV.
– Mas também pode ser a causa de torcicolo uma coluna vertebral não alinhada (neste caso, o peso da cabeça é sustentado, principalmente, pelo pescoço, que é submetido a um esforço maior do que o normal), um esforço excessivo, um movimento brusco, um estado constante de tensão dos músculos das costas ou um choque frio. Todos esses fatores podem provocar cãibras nos músculos que seguram o pescoço.
Torcicolo em criança: causas, tratamento e mais!

Tratamento de torcicolo

– O descanso é o remédio mais simples e eficaz. Depois de alguns dias, o músculo relaxa e não dói mais.
– É importante saber que qualquer tentativa de forçar o movimento do pescoço obtém um único resultado: o de agravar a situação.
– Se a dor for forte, o pediatra pode receitar remédio para torcicolo, normalmente medicamentos à base de paracetamol ou ácido acetilsalicílico, que devem ser tomados quatro vezes ao dia, até pelo menos 24 horas após o desaparecimento da dor.

Quando ir ao pediatra

A opinião do pediatra pode ser necessária nestes casos:

– Se o torcicolo da criança é devido a um golpe ou a um acidente: neste caso, a criança não deve ser movida até a chegada do médico.
– Se a criança perdeu a sensibilidade em um braço ou na mão ou na parte superior do tórax.
– Se a dor é muito forte.
– Se a criança tem febre e não alcança o tórax com o queixo.
– Se a criança tem menos de cinco anos.
– Se a criança não consegue dormir por causa da dor.
– Se a criança sofre de torcicolos recorrentes.
– Se o torcicolo piora e não melhora depois de três dias.
– Se a dor se estende ao braço e na parte superior das costas.