Remédios caseiros para tosse

Remédios caseiros para tosse

.. comentário tosse


Não há nada mais irritante que tossir. Além disso, quando você passa muito tempo tossindo, chega um momento em que você começa a sentir a garganta irritada e doendo. Por isso, quando estiver tossindo o melhor é que você conheça alguns remédios caseiros para tosse e evite ter mais problemas.

Além disso, quando se conhece remédios caseiros para tosse, é sempre uma boa, porque assim você evita ter que tomar medicamentos e produtos químicos. É muito mais saudável tomar remédios caseiros que recorrer a outros remédios. Os medicamentos são recomendados caso os caseiros não tenham dado conta e o seu médico tenha os receitado para você. Mas se você tiver apenas uma tosse irritante, o melhor é recorrer aos remédios caseiros.

Remédios caseiros para tosse

remedios-caseiros-para-tosse1

Tipos de tosse

Existem dois principais tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. Uma tosse produtiva é aquela em que você tem tosse com catarro ou mucos. Quando isso ocorre, a tosse não deve ser suprimida porque seu corpo a necessita para expulsar a sujeira que está no peito e nos pulmões (os mucos). Embora não deve ser suprimida, existem alguns remédios que podem ir bem para você não sentir tanta dificuldade, como por exemplo a inclusão de um expectorante ou algo que solte o muco. Beber bastante água sempre ajuda.

Quando a tosse é seca é outra história, neste caso, é melhor para-la. Uma tosse seca pode ser causada por alergia, ar seco, coceira atrás da garganta, sequela de um resfriado, por estar em um ambiente empoeirado, etc. Neste caso, temos de acalmar as membranas irritadas e eliminar a tosse para acabar o incômodo. Lembre-se que os remédios caseiros são bons para você mais do que qualquer outro medicamento.

Remédios naturais para tosse

remedios-caseiros-para-tosse2
Na continuação, vamos explicar sobre alguns remédios caseiros para tosse, desta forma cada vez que você tiver a necessidade de melhorar a causa da tosse, poderá escolher o que mais te agradar ou que melhor lhe convier.

Uma colher de mel

O mel pode ajudar de forma eficiente a acalmar a tosse, já que graças à sua viscosidade e aderência cobrirá e aliviará as membranas mucosas irritadas. Graças a uma enzima que é adicionada por abelhas quando colhe o mel, também tem propriedades antibacterianas, por isso também pode cortar a tosse que foi causada por uma enfermidade bacteriana.

Você só terá que tomar uma colher de sopa de mel de uma a três vezes por dia, dependendo da quantidade de tosse que você tiver.

Nota: Lembre-se que você nunca deve dar mel a uma criança menor de dois anos devido ao de risco de botulismo.

Folhas de hortelã

As folhas de hortelã também são conhecidas por suas propriedades curativas. O mentol do hortelã acalma a garganta e atua como um descongestionante e ajuda o muco a dissolver muito melhor. Você pode beber um chá de hortelã ou também pode inalar os vapores do hortelã em um banho de vapor.

Para fazer um banho de vapor, você só tem que adicionar três ou quatro gotas de óleo de hortelã por 150 mililitros de água quente. Coloque uma toalha sobre sua cabeça e respire fundo acima da água, mas tenha cuidado para não se queimar.

Água salgada

É um remédio popular para as dores de garganta, mas para a tosse também é um bom remédio. A água salgada pode aliviar o desconforto causado pela tosse, da mesma forma que ajuda com a dor de garganta, porque quando a concentração do sal é maior fora das células nas membranas mucosas, a água flui fora das células para equilibrá-lo
remedios-caseiros-para-tosse3
Quando a água sai das células, desaparece a inflamação e diminui o desconforto. Se você tem uma tosse por causa de um tecido inflamado, faça gargarejos com água salgada, será um bom remédio para você. Além disso, você também pode ajudar a expulsar o catarro para fora.

Coloque uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça gargarejos por 15 segundos, em seguida, cuspa e repita o processo com o restante da água. Quando terminar o gargarejo repita o processo com água corrente.

Chá de tomilho

O tomilho tem sido usado durante séculos, inclusive foi usado durante uma das epidemias mais devastadoras que ocorreram na história da humanidade. Alcançou seu ponto máximo na Europa desde 1346 até 1353, muitas pessoas morreram e tudo era um caos. Durante esse tempo, as pessoas se reuniam para queimar grandes cachos de tomilho e proteger-se da doença, carregavam sacos de tomilho com eles o tempo todo para o mesmo fim.

O tomilho tem propriedades anti-microbianas, mas agora não queremos deter uma praga, apenas sua tosse. O tomilho relaxa os músculos da traqueia e os brônquios, também abre as vias respiratórias. O resultado é um melhor conforto para você.

Você só terá que colher um punhado de ramos de tomilho fresco ou duas colheres de sopa de tomilho seco, um copo de água fria e ter um pouco de mel ou limão, embora isso seja opcional.

Depois de amassar com um martelo o tomilho faça um chá com ele. Encha um copo com água fervendo, coloque sua infusão de tomilho e deixe repousar cerca de 15 minutos. Adicione um pouco de limão ou mel a gosto e beba a água. Repita duas ou três vezes por dia, dependendo da tosse que tiver.

Estes são alguns dos remédios caseiros mais eficazes para tosse e, certamente, um virá a calhar para você. Assim, mesmo se a tosse aparecer não será um problema, porque você poderá escolher o remédio que melhor lhe convier.