Por que saí cabelo branco?

Por que saí cabelo branco?

.. comentário


Quando vemos o primeiro cabelo branco em nossos cabelos, rapidamente o associamos com a passagem do tempo, que trás mudança ao nosso corpo. Mas nem sempre tem que ser assim. Há pessoas que começam a ter cabelos brancos quando ainda são muito jovens e ainda não atingiram nem 20 anos. Outras, só depois dos 30 anos ou até mesmo 40.

Não há uma idade certa para ver o primeiro cabelo branco, mas há certos motivos que nos levam a falar sobre eles. A melanina deixa de fornecer a cor e é por isso que os cabelos brancos nos acompanharam o resto de nossas vidas. Mas, por que saí cabelo branco? Hoje te contamos tudo sobre este tema.

Por que saí cabelo branco?

Existem várias teorias que defendem o por que saí o cabelo branco. Uma delas, talvez a principal, é uma espécie de falha na pigmentação. Ou seja, a pigmentação que dá a cor ao cabelo vai se perdendo. Vai enfraquecendo e não vai mais produzir cor, nos deixando com um cabelo mais branco. O mais habitual é que comece na parte da frente da cabeça e vai se estendendo para trás. Então, quando um cabelo tem mais melanina, será mais escuro ou mais intenso em sua cor. Se você começa a perder melanina o seu cabelo ficará mais claro ou branco.

Quais são os tipos de cabelos brancos?

Já sabemos por que se produzem, mas dentro do que conhecemos como cabelos brancos, existem diferentes tipos que talvez você não conheça.

Prematura: se aparecer antes dos 20, então falamos de uma canície prematura.
Fisiológica: falamos deste tipo quando está relacionado ao envelhecimento. Não é uma idade específica, mas é claro, é mais comum a partir dos 20 anos.
Polioses: quando vemos mechas brancas, mas que não parecem se expandir para o resto da cabeça, então falamos sobre a poliose.

Causas do cabelo branco

Uma das causas mais frequentes é a causa genética. As heranças nesse sentido são bastante frequentes, então se seus pais tiveram cabelos brancos prematuramente, é habitual que o mesmo aconteça com você. Por outro lado, os altos níveis de estresse também geram sua formação. Da mesma forma que uma dieta inadequada, onde faltam as vitaminas necessárias ou um uso exagerado de certos produtos químicos, como as tintas. O déficit da vitamina B12 também nos leva a falar sobre esse problema.

O que posso fazer para atrasar a aparição do cabelo branco?

Não há uma fórmula mágica. Embora seja verdade que alguns fatores para evitar a aparição do cabelo branco podem ser tratados. Não o genético e hereditário, mas aquele que conta com estresse ou uma má alimentação. Então, você terá que manter um ritmo de vida mais relaxado, na medida do possível. Além disso, a alimentação desempenha um papel muito importante. Sempre saudável e equilibrada, com produtos naturais, vegetais e frutas. Também cuide do seu cabelo com os produtos apropriados e execute massagens no couro cabeludo para melhorar a circulação desta área.

Um dos grandes remédios é usar o suco da cebola. Você pode dar-se uma massagem com ela e em seguida, lavar bem o cabelo para eliminar o odor. O mesmo acontece com o abacate, com o qual podemos fazer uma espécie de purê e aplicá-lo como uma máscara por todo o cabelo. Sem dúvida, irá melhorar a saúde dos cabelos. Preparar uma infusão com folhas de nogueira e aplicar como um enxágue no cabelo é outro dos remédios naturais que devemos tentar.