Por que alguns bebês têm marca de nascença?

Por que alguns bebês têm marca de nascença?

.. comentário


A crença de que alguma coisa que a mãe derruba no corpo produz mancha no bebê é muito popular, um mito que não está relacionado com a causa real da marca de nascença. Sua origem deve ser buscada no que aconteceu com o bebê no útero, já que qualquer coisa que tenha acontecido poderia ter um efeito em sua pele. Descubra abaixo por que alguns bebês têm marca de nascença?

A origem da marca de nascença

As marcas de nascença são divididas em duas categorias: pigmentadas e vasculares. As manchas pigmentadas são geralmente lisas e inofensivas e ocorrem quando as células de pigmento da pele se agrupam, podem ser de cor café ou de tonalidades escuras. As manchas vasculares geralmente aparecem na área da cabeça e do pescoço (principalmente no rosto), têm cor rosa ou vermelha e são o resultado de um crescimento de vasos sanguíneos debaixo da pele. Ambos os tipos de manchas de nascença podem aparecer em qualquer lugar.
Por que alguns bebês têm marca de nascença?
Os hemangiomas são um exemplo de manchas vasculares e existem diferentes tipos:

– Marca de morango: é uma mancha de cor vermelha.
– Salmão: é uma mancha muito comum. São de cor rosa e são compostas de pequenos vasos sanguíneos. Geralmente estão no rosto.
– Vinho do porto: é uma mancha plana e avermelhada, composta de vasos sanguíneos dilatados. Embora isso possa não significar nada, essa mancha está associada à síndrome de Sturge-Weber.
Por que alguns bebês têm marca de nascença?
As marcas de nascença podem estar relacionadas a certas proteínas às quais se expõe um recém-nascido na placenta, mas o mecanismo pelo qual ocorreram ainda não é bem compreendido. O hemangioma tem sido associado com baixo peso ao nascer, de acordo com pesquisas do Medical College of Wisconsin. Além disso, um estudo do The Pediatric Dermatology Journal concluiu que a falta de oxigênio na placenta durante a gravidez poderia ser responsável pela formação de hemangiomas.

A grande maioria das manchas de nascença não representam problemas de saúde para a criança e muitas delas eventualmente desaparecem ao longo do tempo.