Piolho: tudo o que você precisa saber sobre eles

Piolho: tudo o que você precisa saber sobre eles

.. comentário


Pelo menos uma vez por ano, chega uma nota informativa a todos os pais anunciando que na escola foi detectado crianças com piolho. A partir daí, começam a agir, mas porque não fazê-lo antes? Piolho: tudo o que você precisa saber sobre eles.

A pediculose é uma das enfermidades infecciosas mais prevalentes, especialmente em crianças, e embora possa existir durante todo o ano, há dois picos em que é mais freqüente: no verão e no outono.

Teresa Gil Alegre, farmacêutica do grupo de dermatologia da sociedade Espanhola de farmácia familiar e comunitária, indica algumas medidas que os pais podem aplicar para prevenir os piolhos como “não compartilhar gorros, escovas, capacetes ou qualquer outro objeto que entre em contato com o cabelo”. A especialista também recomenda a aplicação de repelente capilar todas as manhãs.

Por outro lado, Gloria Garnacho, membro do grupo de tricologia da academia Espanhola de dermatologia e venereologia, afirma que “a forma mais eficaz de prevenção é a revisão periódica com um pente fino, o que permitirá um diagnóstico precoce. O recomendável é que todas as sextas-feiras você passe o pente fino no seu filho e em caso de achar piolhos, poder tratar durante o fim de semana e retornar à escola segunda-feira sem piolhos. Em idades e ambientes de risco o pente fino deve ser integrado como parte da rotina pessoal”.

E no caso da criança já ter piolho?

Mas o que acontece quando a criança tem piolhos apesar das medidas preventivas? O surgimento das lêndeas ocorre após sete dias, dando origem a uma ninfa que se assemelha ao piolho adulto, mas menor. O estado adulto é alcançado após cerca de dez dias.

A partir desse momento, a criança deve ser tratada, então aprenda como acabar com piolhos, apenas com remedio caseiro para piolho, sim é possível, confira abaixo.

Alho

Triture uma cabeça de alho e misture em meio litro de água, deixe repousar por algumas horas e depois passe pela peneira. Massageie esta mistura no couro cabeludo e envolva sua cabeça em uma touca, você pode fazer isso de noite e remover no dia seguinte para que tenha um melhor efeito.

Vinagre de maçã

Este remédio é um dos mais eficazes. Misture água quente e vinagre, aplique pelo cabelo desde a raiz até as pontas, faça com o cabelo seco. Se você perceber que não foi removido 100% dos piolhos pode repetir o processo várias vezes, conseguindo um melhor efeito. O ditado é verídico, vinagre mata piolho sim.

Maionese

Esta receita é muito boa porque sufoca os piolhos e facilita a remoção das lêndeas. Cubra o cabelo com maionese suficiente, coloque uma touca plástica na cabeça e deixe atuar por algumas horas, enxágüe e com um pente fino, remova os piolhos e as lêndeas.

Erros e negligências comuns

Por último, as especialistas alertam sobre algumas falhas no tratamento de piolhos, como não terminar os tratamentos. “Se o tratamento não termina, é muito provável que não se eliminem os ovos e, portanto, as lêndeas e os piolhos aparecerão de novo e com eles a irritante coceira”.

Outro erro é usar produtos que contenha permetrina como prevenção, pois de acordo com Gil, “seu uso é indicado somente quando há piolhos. Se não existe e se usa permetrina, pode criar resistência”.